TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering)

Artigo: As ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Artigo  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  1.258 Visualizações

Página 1 de 2

As ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering), como foram denominadas, são ferramentas utilizadas como suporte para desenvolver um software. Essas ferramentas oferecem um conjunto de serviços, fortemente relacionados, para apoiar uma ou mais atividades do processo de desenvolvimento de software e podem minimizar o tempo de desenvolvimento do programa, mantendo o alto nível de qualidade. Elas são ferramentas com o objetivo de automatizar as atividades manuais de pré-compilação, como Diagramas de Entidade-Relacionamento(DER) e Diagramas de fluxo de dados(DFD).

Vantagens :

Uniformização do processo de desenvolvimento e das actividades realizadas.

Reutilização de vários artefatos ao longo dos projetos, permitindo o aumento da produtividade.

Automatização de atividades, destacando-se a geração de código e de documentação.

Diminuição do tempo de desenvolvimento.

Integração de artefatos produzidos em diferentes fases do ciclo de desenvolvimento de software, em que os outputs de uma ferramenta são utilizados como inputs de outra.

Demonstração da consistência entre os modelos e verificação da correção do software.

Qualidade superior do produto final.

Desvantagens

Incompatibilidade de ferramentas – devido a ser necessário usar várias ferramentas no processo de desenvolvimento, pode ser que algumas ferramentas não consigam interagir entre si, por isso torna-se necessário o grupo conhecer as todas ferramentas que serão usadas no processo.

Treinamento para utilização – devido a serem ferramentas que envolvem várias funcionalidades, muitas são desconhecidas no mercado e seria necessário qualificar o profissional para utilizar a ferramenta de forma precisa, assim gerando gastos para a empresa.

Limitações na flexibilidade da documentação –

No inicio da década de 1950 os grupos de engenheiros de software usavam ferramentas manuais e rudimentares de seus projetos como lápis, calculadoras mecânicas, entre outros. Uma década depois eles já começaram a experimentar a engenharia de software, mas foi em 1970 que surgiu as ferramentas CASE. Elas passaram também por constante evolução, no final da década de 70, tinham-se as ferramentas de desenvolvimento, que eram Tradutores, assembladores, compiladores, pré-processadores, Editores de texto, debuggers, controladores de versões, etc. Nos anos 80, surgiram as ferramentas de representação de diagramas, que eram compostas por DFD’s(Diagramas de fluxo de dados), ER’s e documentação, no geral envolviam ferramentas de modelagem de sistemas. No fim da década de 80, veio o RAD, que como o próprio nome já diz são ferramentas de desenvolvimento de aplicações rápidas, visto que antes o processo era muito demorado. E por ultimo Ambientes Integrados que eram compostos por Ferramentas de modelação visual, especialmente vocacionadas para as abordagens orientadas por objectos e o desenvolvimento de componentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com