TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jejum Intermitente

Por:   •  17/9/2022  •  Dissertação  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O jejum intermitente (JI) tem sido alvo de investigações científicas para melhorar a saúde e aumentar a longevidade.

O JI compreende um número específico de protocolos que podem ser agrupados em uma das três categorias: dias alternados de jejum, dia inteiro de jejum e tempo restrito de alimentação.

Decorrente da insuficiência de dados em animais e humanos, incluindo ensaios controlados quase inexistentes, esta conduta tem sido alvo de investigações na área de Nutrição.

 Deste modo, o JI torna-se uma estratégia viável em animais, sendo que em humanos o tempo equivalente de jejum não tem sido estabelecido.  

OBJETIVO

O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos metabólicos de dois protocolos distintos de jejum intermitente, 6  e 12 horas, em comparação à  restrição  calórica em ratos.

METODOLOGIA

Foram utilizados 28 ratos Wistar, machos, adultos, divididos em 4  Grupos  (n=7):  Controle  (C) - dieta padrão ad  libitum;  Jejum   12h   (J12); Jejum 6h (J6) - jejum por 6h e Grupo Restrição dietética de 20% (RD).  Foram coletados peso corporal, consumo alimentar, ingestão hídrica, excreção urinária e fecal.  

Na quarta semana foram realizados os testes comportamentais para sistema motor, depressão e memória. Ao final das cinco semanas de estudo foi realizada a eutanásia com coleta de sangue, órgãos e gordura abdominal.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O estresse oxidativo foi mensurado pela determinação das substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico e glutationa reduzida (GSH) hepática.

O jejum de 6 e 12h, bem como a RD não   influenciaram   ganho   de   peso,  CEA, ingestão hídrica, excreção urinária e os testes comportamentais.

Entretanto, ambos os protocolos de jejum resultaram em menor bolo fecal, concentrações séricas de creatinina, hepáticas de GSH e peso de cérebro sem alterar os testes comportamentais, em comparação ao Grupo  RD.  

O jejum de 6h promoveu maiores concentrações séricas de colesterol total e de AST.  Ressalta - se que o Grupo J12 apresentou maior peso de fígado e o Grupo RD maior quantidade de gordura abdominal.

CONCLUSÃO

Ambos os protocolos de jejum resultaram em menor bolo fecal, concentrações séricas de creatinina, valores hepáticos de GSH e peso de cérebro sem alterar os testes que avaliaram o sistema motor, depressão e memória, em comparação ao Grupo RD.  

O jejum de 6h promoveu maiores concentrações séricas de colesterol total e de AST.  

Ressalta-se que o Grupo J12 apresentou maior peso de fígado e o Grupo RD maior quantidade de gordura abdominal.

Conclui - se que os protocolos de jejum de 6  e  12h  embora  não tenham  se  mostrado  estratégias  favoráveis  para  a  perda  de  peso em  animais,  apresentaram  melhores  efeitos metabólicos    em    comparação    à    restrição calórica de 20%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com