TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jejum Intermitente – Um guia para o iniciante

Por:   •  24/2/2018  •  Resenha  •  2.852 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

Jejum Intermitente – Um guia para o iniciante

Sim, jejum intermitente é atualmente uma das tendências mais populares no mundo fitness. Inúmeros estudos apoiando a ideia de que esse padrão de alimentação pode ser uma das mudanças mais benéficas a se fazer no nosso estilo de vida conferem embasamento científico e popularidade a este método.

Seja pelos benefícios causados na qualidade de vida e saúde, pela queima de gordura de maneira saudável (quando feito da maneira correta), pelos benefícios para a performance cerebral ou simplesmente pela simplicidade que ele possibilita à vida do praticante, cada vez mais pessoas se tornam adeptas deste método. [1,2]        

Entretanto, apesar de sua fama, nem todos estão cientes dos reais benefícios que estão por trás dos resultados na queima de gordura que ele produz. Desta forma, muitas vezes as pessoas o enxergam apenas como uma técnica de perder alguns quilinhos de maneira rápida e perdem os benefícios mais profundos que esta maneira de se alimentar pode trazer a longo prazo.

Por isso, este artigo tem como objetivo esclarecer de maneira mais detalhada, com embasamento científico, os benefícios que o método traz a quem o implemente em sua vida.

Vamos passar por uma breve introdução explicando em que consiste praticar o jejum intermitente, passaremos por uma argumentação sobre o porque do jejum não ser algo anormal e perigoso (para aqueles que não tem nenhuma condição médica) e explicaremos as alterações hormonais que ocorrem em nosso corpo e como elas produzem os resultados benéficos tanto para nossa saúde quanto para nossa estética.

O jejum intermitente vai muito além de ingerir menos calorias. Se você quer saber exatamente o porque e se preparar para implementá-lo no seu dia-a-dia, leia este artigo que preparamos com muito cuidado para vocês.

O que é o Jejum Intermitente?

[pic 1]

Jejum Intermitente ou “IF”, abreviação para Intermittent Fasting, é um termo cunhado ao padrão de alimentação que intercala períodos de jejum com períodos de ingestão de alimentos.

Pode haver uma ligeira vontade de taxa-lo como uma dieta, porém, como ele não faz distinção entre O QUE se pode ou não se pode comer e sim QUANDO se deve ou não comer, é que mais precisamente se denomina o IF como um “padrão de alimentação”.

Atualmente existem diversos protocolos de para implementá-lo. Alguns métodos envolvem um período diário de jejum de 16 horas, outros implicam em jejuar por 24 horas duas vezes por semana e assim vai. Mais a frente mostraremos uma lista com as maneiras mais praticadas.

De início, por uma questão cultural, a ideia do jejum prolongado pode parecer chocante, eu concordo. Vindo de uma cultura da prática de esporte eu praticamente entrava em pânico simplesmente ao pensar que não me alimentaria nas próximas três horas, entretanto, se pararmos para analisar como os seres humanos passaram boa parte da sua existência, verificaremos que períodos de jejum eram na verdade bem normais nos tempos antigos.

Em tempos mais remotos, normalmente isso acontecia pela dificuldade de obtenção da comida, porém, também verificamos a cultura do jejum em sociedades mais evoluídas como parte integrante de religiões como a Islâmica, o Cristianismo e o Budismo.

Se pararmos para pensar em nossos ancestrais nômades, eles não tinham supermercados e geladeiras e por isso não era sempre que a comida estava na mão, pronta para ser comida. Os períodos em jejum eram recorrentes e desta forma nossos corpos evoluíram e se adaptaram para funcionar sem alimento por um certo período de tempo. Pense nisso, estamos nos alimentando de uma maneira que não condiz com o que milênios de evolução vêm nos adaptando.

Sim, essa forma de se alimentar de três em três horas é algo recente e por mais estranho que pareça, do ponto de vista evolutivo, o jejum é mais “natural” que comer constantemente 4, 5 ou 6 refeições ao dia. Interessante né?

RESUMO:

Jejum intermitente é o termo usado para se referir ao padrão de alimentação que intercala períodos de jejum com períodos de alimentação. Apesar de toda a atenção que tem recebido atualmente ele na verdade está muito alinhado à maneira que o ser humano vem se alimentando há milênios.

Como Fazer o Jejum Intermitente?

Como já mencionado, existem atualmente diversas maneiras de se implementar o jejum intermitente.

Todos eles envolvem dividir o dia ou a semana em períodos de jejum e períodos de alimentação.

A seguir mostramos os métodos mais populares de JI:

  • O Método 16/8 ou “Lean Gains”: Esse método foi originalmente criado por Martin Berkhan, sua ideia central consiste em dividir o dia em uma janela de 16 horas de jejum seguida por uma janela de 8 horas de alimentação. Isso significa que se sua primeira refeição acontecer às 13:00, você tem até as 21:00 para fazer sua última refeição.
  • Comer-Parar-Comer: Esse método consiste em jejuar por 24 horas duas ou três vezes na semana. O mais usual é simplesmente não comer de um almoço até o outro.
  • A Dieta 5:2: Em dois dias não consecutivos da semana, você deve comer apenas 500-600 calorias e nos outros 5 dias da semana, pode-se comer normalmente.
  • A Dieta do Guerreiro: Escrita pelo autor Ori Hofmekler, [A DIETA DO GUERREIRO] é um protocolo de jejum intermitente que divide o dia em uma janela de 20 horas de jejum e uma janela de 4 horas de alimentação. O objetivo do jejum prolongado deste protocolo é aumentar a atuação do Sistema Nervoso Simpático – responsável pelo estado de “luta ou fuga” – que por consequência estimula a queima de gordura e o aumento da taxa metabólica. [3]

A janela de alimentação é usada para estimular a atividade do Sistema Nervoso Parassimpático – responsável pelo estado de “descanso e digestão”- que por consequência aumentará a absorção de glicose e ajudará na recuperação muscular. [4]

 Seja lá qual for o protocolo escolhido, para alcançar todos os benefícios que o IF pode oferecer, deve-se comer uma dieta rica em alimentos nutritivamente densos e evitar “junkie foods”.

Se você quer mais detalhes e informações sobre os diferentes protocolos de jejum intermitente, aqui segue um link: [ 6 MÉTODOS DIFERENTES DE JEJUM INTERMITENTE].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (5.5 Mb)   docx (514.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com