TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ser vegetariano?

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

O que é ser vegetariano?

Do ponto de vista nutricional, ser vegetariano significa excluir de sua alimentação todos os tipos de carnes, aves, peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos. (SBV, 2012)

Diferentes formas de vegetarianismo

A inclusão ou exclusão de produtos derivados de animais no cardápio diário é o que determina o tipo de vegetarianismo adotado:

 VEGETARIANO ESTRITO - não consome nenhum tipo de carne, ovos, mel, laticínios e produtos que incluam derivados animais entre os ingredientes, como gelatina, albumina, proteínas do leite, alguns corantes e espessantes.

LACTOVEGETARIANO - não consome nenhum tipo de carne nem ovos, mas utiliza laticínios. OVOVEGETARIANO - não consome nenhum tipo de carne nem laticínios, mas utiliza ovos. OVOLACTOVEGETARIANO - não consome nenhum tipo de carne, mas utiliza ovos e laticínios.

Motivos que levam ao vegetarianismo

São diversos os motivos que levam os indivíduos a se tornarem vegetarianos:

1.        Ética Animal

Os animais são sencientes (capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade), por isso a escolha vegetariana é uma escolha de não compactuar com a exploração, confinamento e abate destes animais.

2.         Saúde

Diversos estudos associam efeitos positivos de saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos oriundos do reino animal, uma vez que o consumo destes esta esta associado  ao risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.

3. Fome e dignidade humana (humanitários)

Além de hospedar a maior parte do trabalho escravo no Brasil, a atividade pecuária contribui significativamente para o desperdício global de alimentos, uma vez que são consumidos de 2 a 10 Kg de proteína vegetal (por exemplo, soja) para produzir apenas 1 Kg de proteína de origem animal.

4.         Meio ambiente Segundo a ONU, o setor de produção animal é um dos maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais.

5.       Economia: boa parte da população mundial subsiste com dietas vegetarianas, ou quase vegetarianas, porque não pode comprar carne. A economia pode moldar as decisões políticas e ditar a escolha dos alimentos;

6. Religião: A abordagem ao vegetarianismo dada por várias religiões parece ir dos jainistas, com seu respeito total à vida, passando pelos budistas, até certas ordens cristãs que a praticam;

A alimentação vegetariana pode ser adotada com segurança em todas as fases da vida, incluindo a infância e a gestação.

O único nutriente que talvez precise ser complementado, mesmo com uma alimentação bem planejada, é a vitamina B12, pois esta só esta presente em quantidades significativas nos alimentos de origem animal.

Os demais nutrientes podem ser obtidos com abundância e boa biodisponibilidade em todas as dietas vegetarianas, inclusive a estrita.

Referência: SLYWITCH, Eric. Alimentação vegetariana. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com