TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO COMPARATIVO DO ESTADO NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS VEGETARIANOS E ONÍVOROS

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.006 Palavras (17 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS- FMU

ANA CAROLINA HORTA

JAQUELINE DE AQUINO SOUSA

PATRICIA PAVIA

ESTUDO COMPARATIVO DO ESTADO NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS VEGETARIANOS E ONÍVOROS

SÃO PAULO

2017

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU

CENTRO UNIVERSITÁRIOS Uni - FMU

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

ANA CAROLINA HORTA

JAQUELINE DE AQUINO SOUSA

PATRICIA PAVIA

ESTUDO COMPARATIVO DO ESTADO NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS VEGETARIANOS E ONÍVOROS

[pic 1]

São Paulo

2017

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – Curso de Graduação em Nutrição

Estudo Comparativo Do Estado Nutricional De Indivíduos Vegetaríamos E Onívoros

Autoras: Ana Carolina Horta; Jaqueline De Aquino Sousa; Patrícia Pavia

Orientadora: Prof.ª Cátia Feresin

Resumo: 

Esta revisão reúne diversos estudos que avaliam o estado nutricional de vegetarianos e onívoros. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico mediante consulta às bases de dados SCIELO e PUB MED, nas quais foram selecionadas publicações científicas em português. A partir dos seguintes termos: vegetariano, dieta vegetariana, vegetarianismo, veganos e onívoros.

O crescente número de vegetarianos atribui aos profissionais da Saúde, sobretudo nutricionistas, a responsabilidade de conhecer os princípios da dieta vegetariana/vegana e bem como adequar esse padrão alimentar às necessidades nutricionais do indivíduo, quando necessário. Muitas são as razões que levam os indivíduos a adotarem a dieta vegetariana. Os principais motivos estão relacionados à saúde, à ética, aos direitos dos animais e religião.

A dieta vegetariana difere da dieta onívora em aspectos que vão além do “não comer carne”. Os vegetarianos fazem um consumo elevado de vegetais, frutas, cereais, legumes e nozes, além de sua dieta conter menor quantidade de gordura saturada e, relativamente, maior quantidade de gordura insaturada, carboidratos e fibras. Basicamente, o vegetariano é aquele que não come nenhum tipo de carne. Há os lacto-vegetarianos que consomem leite e derivados, assim como os ovolactovegetarianos, que incluem os ovos e leite na sua alimentação. Assim, o vegano, ou vegetariano estrito ou puro, não consome produtos provenientes do reino animal. Todos esses indivíduos são vegetarianos

Neste trabalho objetivou-se estudar e descrever as diferenças do perfil nutricional de pessoas vegetarianos, vegetarianos estritos e onívoros

Palavras Chaves: Veganos, Vegetarianos, Ovolactovegetarianos, Onívoros, Estrito, Estado Nutricional.

SUMÁRIO

  1. RESUMO                                                                        3
  2. INTRODUÇÃO                                                                 6
  3. OBJETIVO                                                                         8
  4. METODOLOGIA                                                                 8
  5. DESENVOLVIMENTO                                                         9
  6. CONCLUSÃO                                                                16
  7. REFERÊNCIAS                                                                 18

1. INTRODUÇÃO

O estado nutricional de um indivíduo é o equilíbrio entre a ingestão e a necessidade de nutrientes, influenciados por tais fatores; econômico, social, cultural, religioso, psicológico e fisiopatológico.

Segundo (BERTIN, MALKOWKI, ZUTTER, ULBRICH, 2010) ele tem como objetivo identificar pacientes em risco nutricional possibilitando realizar uma intervenção de forma a auxiliar na recuperação e ou manutenção do estado de saúde do indivíduo. Sendo assim promover suporte nutricional adequado e monitorar sua evolução.

O método para a avaliação do estado nutricional é realizado por meio de técnicas apropriadas de antropometria, anamnese alimentar, história clínica, parâmetros bioquímicos e dados psicossociais.

No cenário atual, pode-se perceber que diferentes grupos sociais são determinadas por diversos fatores que vão desde o acesso aos alimentos até as escolhas baseados em cresças religiosas e valores culturais (MOREIRA, CARMEN, SORIO, ZANDONADE, 2006).

O vegetarianismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como uma prática de não comer qualquer tipo de animal, com ou sem uso de laticínios e ovos. Esta pratica pode ser adotada por diversas razões.

Se não restringimos alguns alimentos derivados destes, tais como ovos, leite ou ambos, são denominados, respectivamente, de ovovegetariano, lactovegetariano e o ovolactovegetariano. Ainda existe a classificação de semi vegetariano que são indivíduos que consomem carnes, porém no máximo 3 vezes na semana e, também os veganos que não ingerem nenhum tipo de produto e derivado de origem animal, sendo estes também denominados de vegetariano (OLLER, 2010).

De acordo com (COUCEIRO, SLYWITCH, LENZ, 2008), o vegetarianismo tem sido uma opção nutricional desde que se começou a registrar o tempo. Sua origem está associada a criação do homem, onde se encontra relatos no velho testamento, na passagem em que Deus diz a Adão e Eva qual deveria ser seus alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com