TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Veganismo como um estilo de vida e do que se alimentam os veganos e vegetarianos

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

1. Veganismo como um estilo de vida e do que se alimentam os veganos e vegetarianos.

Ser vegano vai mais além do que seguir uma tendência dietética vegetariana, é um estilo de vida que procura cuidar da saúde das pessoas, respeitar os animais e o meio ambiente. Independente do motivo pelo qual a pessoa fez essa opção, isso irá causará mudanças em seus hábitos alimentares, o que impactará a sua saúde. O conselho é que antes de começar uma dieta vegan ou de se iniciar no veganismo procure sempre o conselho do seu médico ou especialista de nutrição. Na dieta de uma pessoa vegan não entra nenhum alimento de origem animal ( carne, frango, peixe, etc..), nem subproduto animal, ou seja obtido a partir de animais, (leite, queijo, ovos, iogurte, mel, etc..). Excluem também do vestuário lã, couro, marfim, em testes farmacêuticos, na composição de produtos diversos, no trabalho, no entretenimento e no comércio. Veganos opõem-se, obviamente, à caça e à pesca, ao uso de animais em rituais religiosos, bem como a qualquer outro uso que se faça de animais. Essa decisão é baseado na reflexão sobre quantos milhões de animais morrem para satisfazer as nossas necessidades.

O aumento na popularidade de movimentos que protestam contra o uso de peles de animais, a caça, a extinção de espécies ameaçadas, a farra do boi, as touradas, as rinhas de animais, os métodos de criação e transporte de animais vivos na produção moderna de carne, e os grupos que promovem a adoção e controle não-eutanásico de populações de animais domésticos são reflexos de que a sociedade transita para uma nova instância moral no tocante à exploração de animais.

A primeira questão que vêm à mente dos iniciantes é com relação à ingestão de proteína. Questionar a proteína em uma dieta vegana é normal, afinal nossa sociedade tende a considerar a carne como sinônimo de proteína, porém as proteínas são formadas por aminoácidos e todos os aminoácidos essenciais à nutrição humana podem ser encontrados nos alimentos de origem vegetal.

Muitas pessoas acreditam que vegetarianos e veganos se alimentam unicamente de alface, tomate, cebola e soja. Creem, também, que veganos passam fome ou não possuem boa saúde devido suas escolhas alimentares. Afinal, aprendemos que o correto mesmo é nos alimentarmos de arroz, feijão, carnes variadas, saladas, legumes e frutas. Se retirarmos as carnes, sobram os artigos de "segunda linha", afinal é ela, a dona carne, quem contem a maior parte das proteínas e ferro que precisamos.

É fato que existem aminoácidos que só estão presentes na carne, mas esses não são do tipo essencial, ou seja, não precisam ser ingeridos, pois há outras vias para a sua obtenção, como por exemplo a sua fabricação a partir de aminoácidos essenciais. Os alimentos fonte para proteínas na dieta vegetariana são: Castanhas, nozes, amêndoas, sementes (como a de gergelim e a de girassol), feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha, soja e derivados.

A carne vem recebendo crescentes críticas em países ocidentais, especialmente devido à conscientização em relação aos direitos animais, à sua associação com doenças crônicas degenerativas e à degradação ambiental provocada pela criação animal; a alimentação com maior ênfase em produtos de origem vegetal, por outro lado, vem ganhando popularidade.

Embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com