TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO COM FOCO EM COACHING NUTRICIONAL PARA O AMBIENTE CORPORATIVO

Por:   •  17/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.816 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

MBA em Gestão de Saúde

Bruna Pinheiro de Oliveira Lima

PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

COM FOCO EM COACHING NUTRICIONAL

PARA O AMBIENTE CORPORATIVO

São Paulo - SP

2019


Bruna Pinheiro de Oliveira Silva

PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

COM FOCO EM COACHING NUTRICIONAL

PARA O AMBIENTE CORPORATIVO

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de MBA em Gestão de Saúde, do Centro Universitário São Camilo, orientado pela Prof.°. Mauro César.

São Paulo - SP

2019


SILVA, B.P.O. Programa de emagrecimento com foco em coaching nutricional para o ambiente corporativo. 2019. Artigo Científico (MBA de gestão em saúde) – Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2018.

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as despesas médicas para os indivíduos que são obesos são 29% a 117% maiores do que para aqueles com peso saudável. Do prisma corporativo, as faltas ao trabalho decorrentes da obesidade aumentam os gastos das empresas em cerca de 6 bilhões de dólares anuais. Além do aumento dos custos com saúde, a obesidade gera queda da produtividade e aumento do índice de faltas ao trabalho. Sabendo disso, os programas de perda de peso no local de trabalho são uma ferramenta vantajosa que as empresas podem usar para melhorar a saúde. Existem diferentes terapias baseadas na mudança comportamental utilizada para alcançar maior adesão dos pacientes quem quer perder peso. No entanto, estudos têm demonstrado que o uso de diversas técnicas como o coaching para a perda de peso tem se mostrado mais eficiente a longo prazo. Sabendo disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade de um novo modelo de programa de emagrecimento para o ambiente corporativo. O estudo foi realizado através de revisão bibliográfica utilizando artigos da base Pubmed entre os anos de 2010 a 2018, em português e inglês. Além disso, foi realizada pesquisa de mercado e elaboração de plano de negócios, para avaliar a viabilidade de um novo modelo de programa de emagrecimento. Com a elaboração do plano de negócios foi possível ter dimensão das oportunidades e conter de antemão as ameaças para que o serviço seja viabilizado.

 

Palavras-chave: Obesidade. Coaching. Nutrição. Perda de Peso. Qualidade de Vida. Promoção de Saúde.


SILVA, B.P.O. Slimming program focusing on nutritional coaching for the corporate environment. 2019. Scientific Article (MBA in health management) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2018.

The World Health Organization points to obesity as one of the greatest public health problems in the world. The projection is that by 2025, about 2.3 billion adults are overweight and over 700 million obese. According to the Centers for Disease Control and Prevention (CDC), medical expenses for individuals who are obese are 29% to 117% higher than for those with healthy weight. From the corporate perspective, work-related shortages of obesity increase corporate spending by about $ 6 billion a year. In addition to the increase in health costs, obesity leads to a fall in productivity and an increase in the rate of absences from work. Knowing this, workplace weight loss programs are an advantageous tool that companies can use to improve their health. There are different therapies based on behavioral change used to achieve greater adherence of patients who want to lose weight. However, studies have shown that using various techniques such as weight loss coaching has proven to be more effective in the long run. Knowing this, the objective of this work was to evaluate the viability of a new model of slimming program for the corporate environment. The study was carried out through a bibliographic review using articles from the Pubmed between the years 2010 to 2018, in Portuguese and English. In addition, market research and business plan elaboration were conducted to evaluate the feasibility of a new model of weight loss program. With the elaboration of the business plan it was possible to have the size of the opportunities and to contain the threats in advance so that the service is made possible.

 

Key words: Obesity. Coaching. Nutrition. Weight loss. Quality of life. Health Promotion.


  1. INTRODUÇÃO

Um dos desafios mais importantes de saúde contemporânea é a prevalência mundial de sobrepeso e obesidade. A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos.

Indicadores apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que, nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período. Com o aumento do número de obesos, também cresce a preocupação das empresas em promover ações para reduzir o problema.

O peso extra coloca as pessoas em maior risco para muitos problemas crônicos de saúde, incluindo diabetes, doenças cardíacas, certos tipos de câncer, depressão e problemas nas costas e nos joelhos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as despesas médicas para os indivíduos que são obesos são 29% a 117% maiores do que para aqueles com peso saudável.

Um estudo realizado por especialistas da Clínica Mayo e pelas universidades Cornell e Duke, dos EUA, analisou o impacto do excesso de peso nas empresas no país. Segundo a análise, as faltas ao trabalho decorrentes da obesidade aumentam os gastos das empresas em cerca de 6 bilhões de dólares anuais. Além do aumento dos custos com saúde, a obesidade gera queda da produtividade e aumento do índice de faltas ao trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (224.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com