TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Alimentação Coletiva

Por:   •  4/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.823 Palavras (16 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 16

 

 

 

CURSO DE NUTRIÇÃO

HÉRICA FERNANDES GONÇALVES

          

 

          

          

          

          

          

          

 

          

          

          

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Juazeiro do Norte- Ceará

2022

 

HÉRICA FERNANDES GONÇALVES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório de Estágio em Alimentação Coletiva apresentado como requisito obrigatório para a obtenção de média bimestral na disciplina de Alimentação Coletiva.

          

 Orientador: Prof.  Ana Carolina Galvão Gonçalves Romano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Juazeiro do Norte-Ceará

2022 

 SUMÁRIO

 

         

1  INTRODUÇÃO        3

2  ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO        4

4 ATIVIDADES Dos ESTUDOS DE CASO        10

3  CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Nutrição, com intuito de capacitar o aluno frente ao mercado de trabalho, proporcionando um diálogo entre saber teórico e a atuação real do nutricionista como um processo do ensino e aprendizagem de ação-reflexão. Foi realizado do dia 01 de setembro a 26 de outubro no ano de 2022 na Cozinha Comunitária Frei Damião, que se localiza na rua Renan Carvalho, número 188, no bairro Frei Damião, chegando ao total de 215 horas que foram distribuídas em 5 horas por dia.  

A higienização nas unidades de alimentação visa basicamente preservar o grau de pureza, a palatabilidade e a qualidade microbiológica dos alimentos manipulados, auxiliando na obtenção de produtos que, além das qualidades nutricionais e sensoriais, apresentem também uma boa qualidade higiênico-sanitária e garantam o menor risco para a saúde do comensal (CORNÉLIO, 2007). Além de serem importantes para a obtenção de alimentos inócuos e de boa qualidade, as operações de limpeza e desinfecção são muitas vezes deixadas para segundo plano, nem sempre sendo reconhecida a relação custo-benefício, os resultados desta atividade não são facilmente mensuráveis em termos de benefícios econômicos (BAPTISTA,2003).

A cozinha comunitária Frei Damião possui uma nutricionista, Solange, onde preconiza a garantia do controle de qualidade do alimento, realizando planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação do local. A unidade alimentar conta com os serviços de uma supervisora é responsável pelo controle de estoque, supervisão de funcionários, listagem de compras e controle de entrega das quentinhas que são fornecidas. O serviço de alimentação possui uma cozinheira e auxiliares de cozinha e limpeza, higienização de alimentos, pré-preparo, preparo e finalização. Diante da pandemia houve mudança no sistema de distribuição da alimentação, uma vez que antes da pandemia era distribuída por self-service. Visando manter a segurança dos colaboradores e dos beneficiários, a distribuição passou a ser através da entrega de quentinhas, onde são fornecidas diariamente 200 refeições para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, para recebimento, é feito através do centro de referência da assistência social e é avaliado por um assiste social. A cada mês uma das 4 cozinhas comunitárias do município, é responsável por fornecer 50 quentinhas para o Centro De Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua.  

                Durante o período vivenciado além da avaliação do conhecimento técnico próprio da nutrição, a conduta profissional do estudante enquanto profissional de saúde, respeito ao local (instituição), cumprimento do horário, vestimenta, respeito aos colegas e as equipes multidisciplinares, são critérios que compõem o acadêmico, sendo também analisados pelos preceptores. Tendo também como prioridade proporcionar ao estagiário a vivência na UAN, que envolve a prática de calcular refeições, realizar pedidos, receber mercadorias, preenchimento de ficha técnica e principalmente como gerenciar uma equipe, a avaliar postura e profissionalismo diante de diversas situações.

2 ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

 

1º dia de estágio (01/09/2022)

Neste dia, tivemos uma reunião na faculdade para que pudéssemos tirar as dúvidas de como aconteceria o estágio com nossa preceptora.

2º dia de estágio (02/09/2022)

No presente dia, tivemos o acompanhamento da nutricionista e vi como era feito o controle de estoque, verificando validade e qualidade de cada alimento.

3º dia de estágio (05/09/2022)

Neste dia a nutricionista da unidade mostrou como era feito o preparo das refeições atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (463.2 Kb)   docx (346.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com