TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Por:   •  8/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – CAMPUS CAICÓ

LICENCIATURA EM FÍSICA

HILDEBERTO DINIZ SILVA NASCIMENTO

PHILIPPE MANOEL DE BARROS CARVALHO CANUTO

RONY CLEITON DE MEDEIROS

SANDERSON DOS SANTOS SILVA

RELATÓRIO: LABORATÓRIO DE FLUIDOS E TERMODINÂMICA

CAICÓ/RN

2018


HILDEBERTO DINIZ SILVA NASCIMENTO[pic 1]

RONY CLEITON DE MEDEIROS

RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE FLUIDOS E TERMODINÂMICA

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Caicó, como atividade avaliativa da componente curricular obrigatória Laboratório de Fluidos e Termodinâmica.

Orientador: Ms. Ricardo Rodrigues da Silva.

CAICÓ/RN

2018

RESUMO

 No presente relatório, descrevemos as atividades desenvolvidas na aula dos dias 03 e 10 de setembro de 2018, da componente curricular Laboratório de Fluídos e Termodinâmica. Onde trabalhamos os aspectos sobre o Princípio de Pascal.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. ATIVIDADES DESENVOVIDAS        6

2.1 AULA 1        6

2.2 AULA 2        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

ANEXOS        12


1. INTRODUÇÃO

O Princípio de Pascal é uma lei da hidrostática que envolve a variação de pressão hidráulica num fluído em equilíbrio. Recebe este nome pois foi elaborada no século XVII, pelo físico, matemático e filósofo francês Blaise Pascal.

Segundo Blaise, o aumento da pressão exercida em um líquido em equilíbrio é transmitida integralmente à todos os pontos do líquido bem como as paredes do recipiente em que está contido. Sua expressão matemática é dado pela seguinte maneira:

[pic 2]

Onde, F1 e F2 são as forças aplicadas aos êmbolos, e A1 e A2 são as áreas do êmbolo.

Nesse relatório, descrevemos à atividade desenvolvida na aula dos dias 03 e 10 de setembro de 2018, da componente curricular Laboratório de Fluídos e Termodinâmica, trabalhando o Princípio de Pascal.

2. ATIVIDADES DESENVOVIDAS

 

Abaixo, descrevemos com detalhes e impressões pessoais, as atividades desenvolvidas no laboratório de Fluídos e Termodinâmica, pelo professor Ricardo Rodrigues nos dias 03 e 10 de setembro de 2018.

2.1 AULA 1

A primeira aula foi na noite do dia 03 de setembro de 2018, onde trabalhou-se o Princípio de Pascal. Para iniciar as atividades, o professor Ricardo, fazendo uso da lousa, e pincel, introduziu através da figura de um êmbolo, os aspectos do Princípio de Pascal, fazendo sua expressão matemática e suas relações. O professor então, fazendo questionamento, chegou a expressão matematica conforme mostra a figura I abaixo:

[pic 3]

Figura I - Expressão matemática

Conforme mostra a figura, Logo após, o professor introduziu um video que trababalhava o jogo do Pac-man. Partindo dessa introdução, foi solicitado pelo professor, a elaboração do pac-man (jogo) e uma proposta de intervenção para introduzir o Principio de Pascal.

2.2 AULA 2

A segunda aula foi no dia 10 de setembro de 2018, onde os alunos em apenas um grupo fizeram elaboração e aplicação do plano de aula, solicitado pelo professor na aula anterior.  

Iniciamos a atividade apresentando o jogo na turma com uma partida, em seguida, depois da demonstação do jogo, introduzimos o princípio Físico do jogo, explicitando que o volume deslocado em um seringa é a mesma para todos os pontos.

[pic 4][pic 5]

        Dessa forma, concluiriamos a prospota deduzindo através do jogo, o Princípio de Pascal. Logo após, as discussões e posições feita pelo professor Ricardo, exautamos os pontos positivos e negativos da nossa atividade, visto formas de como trabalhar esse experimento.

        

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa disciplina vem contribuído de forma significante na nossa formação em quanto futuros professores de Física. Com base nas primeiras ações que já foram realizadas vem despertando o interesse ao uso das atividades experimentais em sala de aula. Dessa forma, é de extrema importância estudar e cursa essa disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (228.4 Kb)   docx (135.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com