TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas da lista de exercícios- Carboidratos

Por:   •  28/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 4

Respostas da lista de exercícios- Carboidratos

  1. Carboidratos são hidratos de carbonos, moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, encontradas em abundância na natureza, de grande importância na dieta dos organismos.

Os carboidratos podem ser classificados em: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos- são as moléculas mais simples de açúcares, podem ser classificados de acordo com o número de átomos de carbono que eles contêm, são relativamente moléculas pequenas, solúveis em água e não hidrolisáveis.

Oligossacarídeos- são moléculas compostas de 3 a 12 unidades de monossacarídeos, conectadas por ligações glicosídicas; podemos destacar os dissacarídeos.

Polissacarídeos- são compostos a partir de 12 monossacarídeos, conectados por ligações glicosídicas. Podem ser formados por uma mesma molécula de monômeros (homopolissacarídeos) ou por distintas (heteropolissacarídeos).

  1. As principais funções biológicas dos carboidratos são: fornecer uma porção significativa de energia(63%) na dieta dos organismos; é uma forma de depósito de energia no corpo(através do glicogênio, armazenado no fígado e nos músculos); atuam como componentes da membrana celular, intermediando informações intracelular( glicocálix); também servem como componentes estrutural de muitos organismos( parede celular das bactérias e fungos, celulose fibrosa das planta ( na raiz e caule), exoesqueleto de insetos (baratas, formigas);

  1. A D-glicose um açúcar com 6 átomos de carbono é o monossacarídeo mais abundante na natureza.
  1. Oligossacarídeos são compostos de moléculas de açúcares ligadas entre si por ligações glicosídicas.  Contêm de 3 a 12 moléculas.

Podem ser classificados em: dissacarídeos (união de dois monômeros de açúcares),

5.Polissacarídeos são compostos orgânicos a partir de12 moléculas de monossacarídeos. A cada unidade inserida na cadeia de polissacarídeo é subtraída uma molécula de água, também um processo de desidratação. São classificados em:

Homopolissacarídeos- os quais possuem apenas um tipo de unidade monomérica, servem como deposito energético para as células.

Ex: amido, glicogênio, celulose e quitina.

Heteropolissacarídeos-  os quais possuem diferentes unidades monoméricas. Fornecem suporte extracelular nos organismos de todos os reinos naturais; responsáveis pela resistência e flexibilidade das cartilagens e tendões- ex: Ácido Hialurônico.

  1. As principais funções dos polissacarídeos é servir como depósito energético para as células e suporte extracelular nos organismos de todos os reinos naturais.

 

  1. Amido é a reserva de energia dos vegetais, está presente no caule e raiz dos vegetais;

      Glicogênio é a reserva de energia dos animais, está presente no fígado e nos músculos;

  1. A estrutura do glicogênio é similar à amilopectina. A diferença é a frequência de ramificações, as quais aparecem de 8 a 12 unidades de glicose.

A amilopectina as cadeias são longas de glicose com pontos de ramificações  na cadeia linear; ligações a (1-4) e a (1-6).

O glicogênio - constituído por resíduos de D-glicose, nele as ramificações são mais numerosas e a molécula é mais compacta que a amilopectina.

  1.  Amido resistente é definido como a soma do amido e seus produtos de degradação que não são absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios, por serem resistentes às enzimas digestivas.

 As principais funções do amido resistente são: Produzir ácidos graxos de cadeia curta, reduzir o potencial calórico dos alimentos e aumentar a saciedade, reduzir o índice glicêmico dos alimentos, aumentar o teor de fibras nos alimentos e contribuir para a redução do colesterol sérico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com