TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UAN HOSPITALAR DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO APLICADA

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - ESCOLA DE NUTRIÇÃO

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO APLICADA

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO GERAL APLICADA À NUTRIÇÃO

Prof: Juliana Furtado Dias

Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar

ALUNA

CAROLINE SANTOS SOTERO

20202141855

INTRODUÇÃO

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) constituem importantes setores dentro das empresas onde estão estabelecidas. Mais ainda, em se tratando de hospitais, onde o fornecimento de alimentos destina-se ao preparo de dietas especializadas que visam à recuperação e tratamento dos pacientes.

O objetivo de uma UAN é o fornecimento de uma refeição segura e equilibrada nutricionalmente, apresentando bom nível de qualidade.

A Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital é constituída por uma Nutricionista- RT e 29 funcionários que se comprometem a cada dia mais para atender aos pacientes, acompanhantes e funcionários, melhorando sempre na qualidade do serviço prestado.

Seu sistema de distribuição de alimentos é mista, ou seja, parte centralizada e parte descentralizada. O hospital serve em média 3.000 refeições entre almoço e janta e conta com 75 funcionários no Serviço de Nutrição e Gastronomia (SNG), dos quais 25 são manipuladores de alimentos. Os demais são atendentes de nutrição e trabalham dentro das copas nas Unidades de Internação. Sendo hospital, para os pacientes geralmente são servidas de 5 a 6 refeições diárias. E para os funcionários segue a mesma linha citada acima. Recebem 20 caminhões com alimentos por dia, sendo 2 toneladas de frutas, 2 toneladas de carnes por semana, 100kg de arroz e feijão por dia. Os estoques são separados de alimentos para pacientes e para funcionários.
Missão: Promover a prevenção, tratamento através de uma alimentação adequada e balanceada.

Visão: Oferecer uma alimentação saudável, respeitando as necessidades individuais e emocionais de cada paciente.

Valores: Autodesenvolvimento contínuo para alcançar a excelência na qualidade do serviço. Trabalho em equipe, ética, humanização, respeito e comprometimento.

Figura 1. Layout da Unidade de Alimentação e Nutrição hospitalar.[pic 2]

Figura 2. Estrutura Organizacional da Unidade de Alimentação e Nutrição hospitalar.

[pic 3]

RESULTADOS

Cabe ao Nutricionista, no exercício de suas atividades em Unidades de Alimentação e Nutrição, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

Planejamento- Planejar, elaborar e avaliar os cardápios, adequando-os ao perfil epidemiológico dos pacientes, respeitando os hábitos alimentares e as necessidades de cada indivíduo.

Organização- Estabelecer e implantar procedimentos operacionais padronizados e métodos de controle de qualidade de alimentos. Elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas.

Direção- Planejar, coordenar, supervisionar e/ou executar programas de treinamento, atualização e aperfeiçoamento de colaboradores;

Controle- Efetuar controle periódico dos trabalhos executados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (342.8 Kb)   docx (263.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com