TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VERIFICAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO CARDÁPIO DE PRATOS EXECUTIVOS EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

Por:   •  6/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

VERIFICAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DO CARDÁPIO DE PRATOS EXECUTIVOS EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

Atualmente a modificação nos hábitos alimentares da população cresce exponencialmente, cujos motivos se dão em grande parte pela realização das refeições fora das residências, devido à falta de tempo. Diante desses novos hábitos, o consumo de refeições através da elaboração dos Pratos Feitos, Pratos Comerciais ou Pratos Executivos cresceu consideravelmente, visto que estes são considerados uma refeição básica, tradicional e barata (LEAL, 2006).

O Prato Executivo é elaborado com uma entrada, prato principal e acompanhamentos. Devido ao aumento no consumo deste pela população, principalmente trabalhadores de baixa renda, os restaurantes começaram a comercializar com algumas modificações em relação as preparações, porém utilizando o porcionamento em um único prato (FREIXA; CHAVES, 2008).

Em serviços de alimentação, é imprescindível fornecer uma alimentação adequada, visto que, a mesma é essencial para a saúde do trabalhador, pois promove o bom desempenho de suas funções, aumentando assim a produtividade e reduzindo os riscos de acidentes de trabalho (MATTOS, 2008).

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi instituído pela Lei 6.321, de 14/4/1976, com o objetivo de melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores,
principalmente os de baixa renda que ganham até 5 salários mínimos por mês. O cardápio deste programa é equilibrado qualitativamente e quantitativamente em nutrientes e o almoço e jantar devem possuir de 600-800 kcal, o desjejum e lanches devem conter 300-400 kcal e o percentual proteico-calórico (NdPCal) deverá ser, no mínimo, de 6% e no máximo de 10% (BRASIL, 2006).

Metodologia

Trata-se de um estudo transversal que foi realizado em um serviço de alimentação de um restaurante tipo self service. A coleta de dados foi realizada no primeiro segundo semestre de 2017. Foram coletados dados do cardápio do almoço elaborado para cinco pratos executivos que são comercializados diariamente. Foi quantificado o per capita dos alimentos das preparações por meio da elaboração de fichas técnicas. Foram calculados o valor calórico total, macronutrientes, gorduras saturadas, fibras, teor de sódio e o NDPcal%, com o auxilio do software Avanutri® (2012).

Para análise dos cardápios, foram utilizados os parâmetros exigidos pelo PAT, na Portaria Interministerial nº 66/06. Esse documento determina que o almoço deve conter 60% de carboidratos, 15% de proteínas, 25% de gorduras totais, quantidade inferior a 10% de gorduras saturadas, 4-5g de fibras, 360-480mg de sódio. O valor energético para o almoço deve ser entre 600-800 Kcal, podendo haver acréscimo de 20% (BRASIL, 2006).

Os dados coletados foram tabulados e apresentados com o auxílio do software Microsoft Office Excel®, versão 2010.

A composição dos cardápios dos pratos executivos é apresentada no Quadro 1

Quadro 1 - Descrição da composição do  cardápio dos pratos executivos.  Maceió, AL, 2017

PREPARAÇÔES

Prato executivo 1

Prato executivo

2

Prato executivo

3

Prato executivo 4

Prato executivo 5

SALADA

Alface, tomate e cebola

Alface, tomate e cebola

Alface, tomate e cebola

Alface, tomate e cebola

Alface, tomate e cebola

PRATO
PRINCIPAL

Lingüiça calabresa assada

Panqueca de frango ou carne

Bisteca de porco frita

GUARNIÇÃO

-

-

-

-

-

ACOMPANHAMENTO

Arroz branco

Feijão caseiro

Arroz branco

Feijão caseiro

Arroz branco

Feijão caseiro

Arroz branco

Feijão caseiro

Arroz branco

Feijão caseiro

SUCO

Tabela 1 – Resultados encontrados para valor energético, percentual de macronutrientes, gorduras totais e saturadas, teor de fibras e sódio e o NDPcal% da composição do cardápio dos pratos executivos. Maceió, AL, 2017

Nutriente

Prato executivo 1

Prato executivo

2

Prato executivo

3

Prato executivo 4

Prato executivo 5

Energia (kcal)

Carboidratos (%)

Proteínas (%)

Gorduras totais (%)

Gorduras saturadas (%)

NDPcal%

Fibras (g)

Sódio (mg)

Fonte: dados da pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (112.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com