TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia da ATM

Por:   •  29/5/2017  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 3

“ Articulação Temporomandibular ”

A articulação temporomandibular constitui uma articulação sinovial peculiar dos seres humanos. Chama-se de articulação sinovial por unir estruturas ósseas (osso temporal e mandíbula) através de uma estrutura complexa que inclui (cartilagem, disco e cápsula articular, membrana sinovial, ligamento principal e acessórios).

A cartilagem articular envolve a cabeça do côndilo possuindo maior espessura na porção anterior e envolve a fossa mandibular possuindo maior espessura na porção posterior. Essas áreas de maior espessura servem para amortecer impactos gerados pelos movimentos mandibulares. São constituídos na sua porção superficial por uma cartilagem fibrosa, que lhes garantem maior resistência e sob estas uma cartilagem hialina que lhes dão a capacidade regenerativa devido a síntese de condroblastos.

Interposto a cartilagem articular encontra-se uma estrutura cartilaginosa côncava denominada de disco articular. Esse divide a ATM em dois espaços denominados de infra e supra discal. É avascular e sem inervação. Possui uma porção anterior alongada a qual mantem comunicação com a eminencia articular e na sua porção posterior está ligado a um tecido retrodiscal que possui vascularização e inervação e é formado de um tecido elástico. O disco articular auxilia nos movimentos mandibulares de rotação e translação. Nesse primeiro, a mandíbula gira sobre o disco provocando uma abertura limitada da mandíbula (normalmente de 20mm), nesta o disco se mantém intacto já que se encontra preso ao polo medial e lateral da mandíbula e no movimento de translação, a mandíbula é deslocada anteriormente até a eminencia articular juntamente com o disco. Esses movimentos tornam-se possíveis ainda graças a inserção muscular pterigoidel lateral na porção anterior da mandíbula.

A cápsula articular constitui de um tecido conjuntivo frouxo que contorna o colo mandibular. É recoberta internamente pela membrana sinovial que em condições normais não possui contato com as demais estruturas da ATM, onde encontram-se espaços preenchidos por um líquido denominado de líquido sinovial. Esse líquido garante a lubrificação da articulação possuindo uma viscosidade que é garantida pelo ácido hialurônico que está presente em sua composição.

Compõe ainda a ATM, os ligamentos. O ligamento principal possui um formato triangular e encontra-se preso no processo zigomático e no colo mandibular, próximo à cápsula articular. Esse, é responsável pela retrusão da mandíbula juntamente com os músculos pterigoidel lateral evitam a luxação da ATM. Já os músculos acessórios não interferem diretamente no movimento da ATM são estes o esfenomandibular e estilomandibular.

Disfunção temporomandibular:

Translação da ATM com redução: O disco desloca até a eminência articular e a ATM ultrapassa o mesmo provocando a compressão do mesmo. Sintomas: estalidos e crepitação da mandíbula.

Translação da ATM sem redução: A mandíbula no mov. De translação não alcança o disco entretanto ao realizar a abertura impedi o retorno do disco a sua condição fisiológica provocando um estiramento do tecido retrodiscal permanente. Sintomas: abertura bucal limitada e algesia intensa.

Luxação da ATM: a mandíbula e o disco deslocam-se para a porção anterior da eminencia articular e impedem o retorno da mandíbula. O indivíduo permanece com abertura bucal e impossibilidade de fecha-la. Essa situação normalmente ocorre em movimentos de abertura bucal vigorosa, tais como bocejo, durante extração dentária, golpe no mento, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com