TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL NO PROGRAMA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL NO CENTRO SAÚDE DA FAMÍLIA JUVENAL BATISTA - QUEDAS DO PALMITAL - CHAPECÓ-SC

Por:   •  20/9/2019  •  Artigo  •  4.223 Palavras (17 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 17

ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL NO PROGRAMA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL NO CENTRO SAÚDE DA FAMÍLIA JUVENAL BATISTA - QUEDAS DO PALMITAL - CHAPECÓ-SC

                                                 

                                                              RELATO DE EXPERIÊNCIA

                                                   

Fabíola Prataviera *

Ricardo Schwertz da Motta **

Resumo

Este relato tem como objetivo demonstrar o acompanhamento dos grupos de hipertensos do Centro da Saúde da Família Juvenal Batista, e analisar sua evolução diante do programa desenvolvido de controle da pressão arterial bem como o fornecimento de medicamentos da rede básica de saúde. Visou-se à educação dos pacientes inclusos no programa através de palestras educativas, visitas domiciliares, atividades de orientação nutricional, controle periódico da pressão arterial, orientação e tratamento da patologia. Também foram repassadas orientações sobre higiene corporal focando a higiene bucal. Ressalta-se a importância do trabalho da equipe multiprofissional propondo aos pacientes motivação suficiente para vencer o desafio de adotar atitudes que tornem as ações propostas eficientes e permanentes. Tais atividades têm como finalidade estabelecer um vínculo com os pacientes objetivando sua cooperação, controle de dieta e uso correto dos medicamentos fornecidos já que a hipertensão arterial apresenta elevado custo social por suas complicações associadas.

* Cirurgiã-Dentista do Centro Saúde da Família Juvenal Batista - Quedas do Palmital – Especialista em Saúde Coletiva - fabiolaprataviera@bol.com.br

**Enfermeiro Coordenador do Centro Saúde da Família Juvenal Batista - Quedas do Palmital - Habilitação em Saúde Pública e Licenciatura - ricardochapeco@bol.com.br

   PALAVRAS CHAVE: Equipe Multiprofissional; Hipertensão Arterial; Grupo de Hipertenso.

OBJETIVOS

Além disso, o programa tem como metas orientar o paciente quanto ao uso correto e contínuo do medicamento, prevenir complicações, evitando danos à saúde dos usuários, garantindo-lhes acompanhamento e tratamento efetivo mediante a participação de profissionais da equipe multiprofissional.

INTRODUÇÃO

         Os cuidados com os pacientes portadores de hipertensão arterial devem incluir estratégias que priorizam a educação, visando à adoção de comportamentos favoráveis ao controle da doença, modificação de hábitos e quando necessário o uso de medicamentos. Frente à crise vivida no setor saúde, o Ministério da Saúde, em 1994, implantou o Programa Saúde da Família (PSF) com o objetivo de proceder a reorganização da prática assistencial a partir da atenção básica, em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para a cura de doenças. Assim sendo, o relato pretende demonstrar que a promoção de saúde deve ser efetuada através de ações básicas que possibilitam a incorporação de ações pragmáticas de forma mais abrangente.

 Atendendo as orientações do Ministério da Saúde, o Centro de Saúde Juvenal Batista, empenhou-se em implantar o programa de hipertensos inserido no PSF. Desta forma as ações visam o diagnóstico e integra o paciente aos grupos para proporcionar estratégias de prevenção e cuidado da doença, evitando complicações e promovendo saúde.

Durante a implantação do grupo de hipertensos do Centro de Saúde Juvenal Batista, observou-se a necessidade de se desenvolver um trabalho com os pacientes que envolvesse orientações voltadas a sua condição e visando um tratamento anti-hipertensivo efetivo e controle dos demais fatores que influenciam a enfermidade.

 No planejamento estabeleceram-se as maneiras de abordagem aos pacientes e a intervenção de uma equipe multiprofissional para que proporcionasse uma ação diferenciada. Essa atividade multiprofissional é útil para o desenvolvimento do programa pelo estímulo que propõem ao paciente gerando auto-cuidado e prevenção na busca da melhoria da qualidade de vida.

No Brasil, estudos revelam que a percentagem da população acometida de hipertensão arterial afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos. Também se constata que cerca de 85% dos pacientes com acidente vascular encefálico e 40% das vítimas de infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada (Ministério da Saúde - 2002). As doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade na população brasileira, sendo que a hipertensão arterial é um dos fatores que contribuem para o quadro que acomete os pacientes, gerando complicações e repercutindo na saúde do indivíduo.

Devido a estas estatísticas identificou-se a necessidade de vincular os portadores dessa enfermidade aos grupos, proporcionando um acompanhamento para que a prevenção proporcionada no programa contribua para a qualidade de vida e evite complicações advindas.

A maior prevalência de doenças crônicas entre os idosos, como a hipertensão arterial sistêmica, implica no crescimento de consumo de medicamentos. Em conseqüência ocorre o aumento na incidência dos problemas relacionados aos medicamentos deixando essa população vulnerável aos vários problemas de saúde. Fundamentados na literatura, destaca-se a abordagem multiprofissional, nas atividades ligadas diretamente a farmacoterapia da hipertensão arterial sistêmica, para proporcionar ao idoso a conscientização quanto aos seus cuidados com a saúde, reduzir os farmacoterápicos e obter a adesão satisfatória ao tratamento proposto. 4

A atenção da rede básica voltou-se para uma perspectiva de desenvolver ações no intuito de otimizar recursos, pois trata de situações que necessitam de intervenção imediata, tendo-se como estratégia a prevenção da doença, o controle de suas complicações e promoção de saúde dos grupos envolvidos.

Diante da importância do controle e tratamento da hipertensão arterial e pela enfermidade ser uma situação que necessita de intervenção imediata, o Centro de Saúde Juvenal Batista desenvolve um programa de atenção a estes pacientes, que proporciona um tratamento multiprofissional voltado para a integralidade do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (527.3 Kb)   docx (340.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com