TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental

Ana Sarah Aragão; Daniel Dias; Karoline Barros; Matheus Mota; Victor Reis

Relatório de Visita Técnica
CERPRIS

Juazeiro-Ba,
2017

  1. O serviço

O Centro de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social, CERPRIS situa-se na cidade de Juazeiro na rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio e tem funcionamento das 7(sete) às 18 (dezoito) horas. É um centro para reabilitação e inclusão social que atende a 27 municípios da macrorregião norte da Bahia e seu público alvo é usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de deficiências físicas e/ou neurológicas causadas por diferentes causas: acidentes de trabalho e de trânsito, perdas traumáticas, defeitos congênitos, acidentes vasculares cerebrais, doenças degenerativas, microcefalia, hidrocefalia e outros, em que o serviço especializado em questão realiza o diagnóstico, a avaliação e o tratamento voltado para a reabilitação.

Para o atendimento adulto e infantil existe uma equipe multiprofissional composta por médico fisiatra, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, enfermeira e assistente social, devendo o usuário necessitar de ao menos dois dos serviços ofertados para receber atendimento no local. Durante a visita obtivemos a informação de que na equipe deve haver um psicólogo, porém esta vaga cursa ociosa. A unidade também realiza através da gestão municipal a entrega de prósteses, órteses, muletas, bengalas, cadeiras de rodas e de banho.

O serviço é composto por recepção, sala de enfermagem/nutrição, sala de psicologia, sala de Reabilitação Física do Adulto, sala de Reabilitação Física Infantil, sala de Atividades da Vida Diária (AVD) e possui veículo disponível.

  1. A visita

Fomos recebidos pela enfermeira que realiza trabalho multiprofissional com toda a equipe, mas principalmente com a nutricionista, dividindo a mesma sala de atendimento. Nos foi relatado que os usuários chegam ao serviço através de encaminhamentos de centros de saúde mas também por demanda espontânea e, em seguida, encaminhados aos demais profissionais. A resistência com relação ao trabalho da enfermeira e da nutricionista por parte dos usuários foi um fato exposto, já que essas profissionais se atentam bastante a aspectos relacionados ao peso, alimentação, qualidade de vida e aspectos mais relacionados a promoção de saúde. A higiene dos usuários também é uma preocupação importante, já que é fundamental no processo de adaptação às próteses manter esse material, que está em contato direto com o corpo, asseado.

É visível a troca de saberes entre profissionais através da convivência no espaço de trabalho, onde a enfermeira observa o trabalho do fisioterapeuta, por exemplo, e começa a nomear os instrumentos de trabalho utilizados, as técnicas e manejos do colega de equipe. Além disso, se torna mais fácil articular suas consultas na própria sala de Reabilitação Física do Adulto, onde os usuários passam a maior parte do tempo e, consequentemente, se colocam mais abertos ao diálogo.

No horário em que fomos realizar a visita não haviam usuários em atendimento, mas os relatos dos profissionais com relação a satisfação quanto a melhoria do quadro das pessoas atendidas foi outro aspecto de destaque. Geralmente quem chega ao serviço está com a vida laboral e prática comprometida por conta da incapacidade motora, da perda de membros ou limitações neurológicas. Portanto, quando o paciente enxerga a possibilidade de retomar habilidades físicas e cognitivas através da evolução no tratamento, mesmo com toda a ansiedade, é um momento de entusiasmo mútuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com