TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA DOS DENTES PERMANENTES

Por:   •  26/4/2017  •  Resenha  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Os dentes fazem parte do Sistema Estomatognático que é composto pelos ossos da face e do neurocrânio; dentes e periodonto; articulação temporomandibular; músculos; glândulas salivares maiores e menores; sistema nervoso; vasos sangüíneos e linfáticos associados e ainda por cavidades e espaços entre as estruturas anatômicas. Sobre os ossos estão as partes moles e, portanto, ao examinarmos as partes duras, poderemos prever como ocorrem as funções.

Qualquer alteração, principalmente as que envolverem dentes, poderá levar a um desarranjo de todo o sistema. Dentre os principais ossos que compõem o viscerocrânio, a maxila e a mandíbula merecem destaque especial por nestes estarem implantados os dentes.

Dentes são os órgãos mineralizados de maior dureza do organismo, sendo compostos por quatro tecidos distintos: esmalte, dentina, polpa e cemento, dos quais o esmalte é o tecido mais mineralizado. Estão implantados no osso alveolar que, juntamente com ligamentos periodontais e mucosa, compõe o chamado periodonto.

Os dentes fazem parte do arcabouço da cabeça, pois juntamente com os ossos do crânio, influenciam a forma e estrutura desta.

Trabalhando em conjunto com outros órgãos, são responsáveis pelo início da digestão dos alimentos na cavidade oral, juntamente com a língua. Atuam por meio de forças mecânicas exercidas pelos músculos da mastigação, em harmonia com a movimentação da articulação temporomandibular, de forma que diminuem o tamanho dos macronutrientes (proteínas, lipídeos e carboidratos) para que estes possam ter sua digestão completada e facilitada por meio de sucos digestivos ao longo do restante do canal alimentar.

TIPOS DE DENTES

Os dentes podem ser divididos conforme a anatomia de suas coroas, posição na cavidade oral ou mesmo conforme suas funções. Fazendo parte do grupo dos dentes anteriores temos os incisivos e caninos, e do grupo dos dentes posteriores, os pré-molares e os molares.

Os dentes podem ser divididos conforme a anatomia de suas coroas, posição na cavidade oral ou mesmo conforme suas funções. Fazendo parte do grupo dos dentes anteriores temos os incisivos e caninos, e do grupo dos dentes posteriores, os pré-molares e os molares.

INCISIVOS: junto com os caninos fazem parte dos dentes anteriores; têm a função de cortar os alimentos;

CANINOS: dentes que têm a função de rasgar/dilacerar os alimentos;

PRÉ-MOLARES: dentes posteriores utilizados para triturar os alimentos devido à sua oclusal;

MOLARES: dentes posteriores que são os principais responsáveis pela mastigação propriamente dita. São capazes de moer os alimentos por possuirem as maiores plataformas oclusais dos arcos dentais.

NOTAÇÃO DENTÁRIA

A boca é dividida em quatro quadrantes em sentido horário:

Quadrante 1: superior direito

Quadrante 2: superior esquerdo

Quadrante 3: inferior esquerdo

Quadrante 4: inferior direito

Os elementos dos arcos dentais recebem uma notação segundo o quadrante que ocupam e a posição dentro do quadrante. Por exemplo: incisivo lateral superior direito = dente 12 (quadrante 1, dente 2) segundo pré-molar inferior esquerdo = dente 35 (quadrante 3, dente 5).

ESMALTE

É um revestimento protetor, avascular, de espessura variável, sobre a coroa que torna os dentes resistentes e adequados para a mastigação. Nas cúspides de molares e pré-molares o pode ter espessura de cerca de 2,5 mm, aproximadamente, tornando-se mais delgado para cervical até o nível do colo dental.

É o tecido mais mineralizado do organismo devido à grande quantidade de sais minerais presentes em sua composição, possuindo dureza cerca de três vezes maior que os ossos. Isto se deve ao fato de ser o tecido dental que entra em contato com os alimentos, estando sujeito a desgastes. Dessa forma é necessário que seja muito resistente para que a função mastigatória dos dentes seja realizada com sucesso e este não se desgaste facilmente com o passar dos anos.

Possui certa permeabilidade, servindo como uma membrana semi-permeável que permite a passagem completa ou parcial de certas substâncias de forma que acaba por ser impregnado com substancias corantes com o passar do tempo.

Sua translucidez interfere na cor da coroa (do branco amarelado ao branco acinzentado). Assim, dentes que possuem esmalte mais opaco e espesso apresentam tonalidade mais acinzentada enquanto que dentes mais amarelados em geral possuem esmalte fino e translúcido que deixam transparecer a coloraçao amarelada da dentina

Este tecido consiste de 96% de material inorgânico semelhante a um mineral denominado apatita [3Ca3(PO4)2.2NaX] sendo que X pode ser cloreto (Cl-), fluoreto (F-) ou hidróxido (OH-). Normalmente, X é representado pelo radical OH-, recebendo assim a apatita o nome de hidroxiapatita. A porcentagem orgânica deste tecido representa 4% de sua composição, sendo composta por uma matriz proteica e polisacarídeos que constituem o “gel amorfo”.

DENTINA

É um tecido de coloraçao amarelada e elástica de maneira que é resistente a pequenas deformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com