TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferencie a dentição decídua da permanente com relação aos dentes

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Saúde Ciências Humanas e tecnológicas do Piauí – NOVAFAPI

 Disciplina de Histologia e Embriologia Oral

Curso de Odontologia

Prof. José Zilton Lima Verde Santos

ESTUDO DIRIGIDO ESTRUTURAS BUCAIS

  1. Quais os tecidos que constituem um dente?

Esmalte, dentina, polpa e cemento.

  1. Diferencie a dentição decídua da permanente com relação aos dentes

Os dentes das dentições decídua (primária) e permanente (secundária) se formam em tempos diferentes. Toda dentição primária é iniciada entre a sexta e oitava semana do desenvolvimento embrionário, sendo que os dentes permanentes sucessores, entre a vigésima semana intrauterina e  o décimo mês após o nascimento, e os molares permanentes entre a vigésima semana intrauterina (primeiro molar) e o quinto ano de vida (terceiro molar).

  1. Sobre o esmalte responda:
  1. Localização: Envolvido à dentina na região da coroa anatômica.
  2. Constituição: Formado principalmente de matéria inorgânica (96%) e uma pequena parte orgânica e água (4%). O componente inorgânico é um cristalino constituído de fosfato de cálcio e hidroxiapatita e o material orgânico é melhor observado no esmalte em desenvolvimento parcialmente mineralizado, sendo composto por polipeptídeo amelogenina rico em tirosina, uma sequencia de peptídeos ligados firmemente aos cristais de hidroxiapatita, assim como as proteínas não-ameloginicas.
  3. Célula responsável pela formação de esmalte: Os ameloblastos são responsáveis pela formação do esmalte e cobrem toda sua superfície, à medida que se forma, porém se perde quando o dente emerge na cavidade oral. Essa perda torna o esmalte um tecido não vital, e quando destruído (por cárie, por exemplo), não pode ser substituído ou regenerado.
  4. Características: O esmalte forma um revestimento protetor, de espessura variável, sobre toda superfície da coroa. Devido a sua composição em sais minerais e pelo arranjo cristalino, ele é o mais duro tecido calcificado do corpo humano. É também permeável.

Sua cor varia de branco-amarelado a branco-acinzentado. A translucidez pode ser atribuída a uma variação no grau de calcificação e homogeneidade do esmalte.

4) Sobre a dentina responda:

  1. Localização: Envolvida à polpa do dente
  2. Constituição: Consiste de 35% de matéria orgânica e água e 65% de matéria inorgânica. A substância orgânica é constituída de fibrilas colágenas e uma substância fundamental de mucopolissacarídeo e, o componente inorgânico, consiste de hidroxiapatita. Contém pequenas pequenas quantidades de fosfato, carbono e sulfato.
  3. Célula responsável pela formação de esmalte: Os odontoblastos formam a dentina e se diferenciam a partir de células ectomesenquimais da papila dentária, sob influencia das células do epitélio dentário interno. Os odontoblastos produzem uma matriz orgânica extracelular que, uma vez mineralizada, chama-se dentina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com