TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Fundamentos Para Atenção A Criança

Por:   •  4/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL POLO PATOS DE MINAS

ODONTOLOGIA

ADRIANO SANTOS MOREIRA

ATIVIDADE DISCURSIVA

ADRIANO SANTOS MOREIRA

ATIVIDADE DISCURSIVA

Trabalho entregue a Faculdade Anhanguera Educacional, como exigência para avaliação na disciplina de Fundamentos para Atenção à Criança I do 2º Período do Curso de Odontologia.

Tutora: Talita Scaraboto

  1. – ATIVIDADE

Mãe procurou o dentista porque notou que a gengiva estava levemente inchada e roxa na região posterior inferior da sua filha de 18 meses de idade. Clinicamente o profissional constatou uma tumefação no rebordo gengival na região oclusal do dente 85 não irrompido, de coloração arroxeada, superfície íntegra e ligeiramente fibrosada, no entanto observou que seu análogo o dente 75 já tinha irrompido na cavidade bucal.

Analise a situação clínica descrita e elabore a hipótese diagnóstica para o caso e a conduta terapêutica indicada:

  1. Resposta

Com base na descrição clínica, podemos inferir que a criança apresenta um hematoma gengival na região posterior inferior associado ao dente 85 que ainda não irrompeu na cavidade bucal. É possível que o hematoma tenha sido causado por um trauma local, como a mordida acidental ou um impacto na gengiva.

O fato de que o dente análogo, o dente 75, já ter irrompido sugere que a demora na erupção do dente 85 pode estar relacionada a um atraso no desenvolvimento dentário ou uma obstrução mecânica na sua trajetória de erupção. É importante avaliar a dentição da criança para verificar se há outras anomalias ou atrasos no desenvolvimento dentário.

A conduta terapêutica inicial recomendada é a observação clínica cuidadosa, com acompanhamento periódico para avaliar a regressão do hematoma. A mãe deve ser orientada sobre a importância da higiene oral adequada e uma dieta saudável para promover a cicatrização. Em caso de dor ou desconforto, podem ser prescritos analgésicos apropriados para a idade da criança.

Se o hematoma não apresentar regressão após um período de observação, pode ser necessário realizar avaliação adicional para determinar a causa subjacente e estabelecer um plano de tratamento adequado. É possível que seja necessário realizar procedimentos para remover a obstrução mecânica ou monitorar o desenvolvimento dentário da criança ao longo do tempo.

REFERÊNCIAS

LOTUFO, M. A. Fundamentos para atenção à criança I. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com