TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva/Estudo Dirigido 1

Por:   •  23/9/2013  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

#Questão 01

Considerando o trecho do texto teórico Estratégias Argumentativas no Gênero do Discurso Notícia e a notícia, redija um parágrafo dissertativo apontando:

a) qual o sentido da expressão “a notícia é o relato e não o fato”;

b) qual o relato e o fato apontados pela autora do blog Duas Fridas na legenda: Índio americanizado: Morales toma coca-cola durante manifestação.

O gênero textual notícia é incapaz de falar exatamente em relação ao fato. Ainda sempre que o interlocutor colocará sua visão para relatar o que realmente aconteceu. Vemos assim, os noticiários abordarem de uma forma diversificada os fatos acontecidos. Em relação aos fatos apontados pela autora do Blog, que ao citar sobre o Índio Americanizado, esta se referia ao fato de Evo Morales ser índio de nascença e de se dedicar intensamente a essa causa. Americanizado, porque os norte-americanos consumem a coca-cola, esta sendo um produto típico. Finalizo que o blog estava provavelmente fazendo uma crítica ao atual presidente boliviano, já que ele apesar de ser socialista e nacionalista cedeu aos “encantos” do capitalismo americano.

#Questão 02

Convidamos você a refletir sobre a relação entre o texto da peça publicitária e o artigo de Luciano M. Costa, sustentando seu argumento com pelo menos um exemplo informacional extraído de cada um dos dois textos.

O autor teve a intenção de refletir sobre estes conceitos, e de como as práticas de noticias podem ser alteradas em função da nova dinâmica social e informacional. Sociedade em rede, comunicação organizacional, redes sociais e organizações. De acordo com o autor, esta é a sociedade em rede que se apresenta. E, “uma sociedade em rede é aquela cuja estrutura social está composta de redes ativadas por tecnologias digitais de comunicação e da informação baseadas em microeletrônica”.

#Questão 03

Considerando o trecho do depoimento de Jorge Cândido de Assis “Eu não sou só a doença, e a doença não me define”, você considera que houve algum tipo de discriminação na apresentação do autor e sua obra? Justifique sua resposta.

É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir pessoas de qualquer idade, gênero, raça, classe social e país. Na frase de Jorge Cândido a qual dizia que a doença é algo difícil de entender, ainda caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade, a pessoa com esquizofrenia julga pelo oque observa, vê suas atitudes como uma loucura que acaba desencadeando fenômenos de rejeição social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com