TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva/Estudo Dirigido 1

Dissertações: Atividade Discursiva/Estudo Dirigido 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 3

#Questão 01

Considerando o trecho do texto teórico Estratégias Argumentativas no Gênero do Discurso Notícia e a notícia, redija um parágrafo dissertativo apontando:

a) qual o sentido da expressão “a notícia é o relato e não o fato”;

b) qual o relato e o fato apontados pela autora do blog Duas Fridas na legenda: Índio americanizado: Morales toma coca-cola durante manifestação.

O gênero textual notícia é incapaz de falar exatamente em relação ao fato. Ainda sempre que o interlocutor colocará sua visão para relatar o que realmente aconteceu. Vemos assim, os noticiários abordarem de uma forma diversificada os fatos acontecidos. Em relação aos fatos apontados pela autora do Blog, que ao citar sobre o Índio Americanizado, esta se referia ao fato de Evo Morales ser índio de nascença e de se dedicar intensamente a essa causa. Americanizado, porque os norte-americanos consumem a coca-cola, esta sendo um produto típico. Finalizo que o blog estava provavelmente fazendo uma crítica ao atual presidente boliviano, já que ele apesar de ser socialista e nacionalista cedeu aos “encantos” do capitalismo americano.

#Questão 02

Convidamos você a refletir sobre a relação entre o texto da peça publicitária e o artigo de Luciano M. Costa, sustentando seu argumento com pelo menos um exemplo informacional extraído de cada um dos dois textos.

O autor teve a intenção de refletir sobre estes conceitos, e de como as práticas de noticias podem ser alteradas em função da nova dinâmica social e informacional. Sociedade em rede, comunicação organizacional, redes sociais e organizações. De acordo com o autor, esta é a sociedade em rede que se apresenta. E, “uma sociedade em rede é aquela cuja estrutura social está composta de redes ativadas por tecnologias digitais de comunicação e da informação baseadas em microeletrônica”.

#Questão 03

Considerando o trecho do depoimento de Jorge Cândido de Assis “Eu não sou só a doença, e a doença não me define”, você considera que houve algum tipo de discriminação na apresentação do autor e sua obra? Justifique sua resposta.

É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir pessoas de qualquer idade, gênero, raça, classe social e país. Na frase de Jorge Cândido a qual dizia que a doença é algo difícil de entender, ainda caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade, a pessoa com esquizofrenia julga pelo oque observa, vê suas atitudes como uma loucura que acaba desencadeando fenômenos de rejeição social e discriminação. Em um determinado sentido do texto, o autor relata que o esquizofrênico ouve vozes misteriosas a qual manda se matar. Para um esquizofrênico, existem vários sintomas, os positivos estando presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença e são as perturbações mentais "muito fora" do normal, como que "acrescentadas" às funções psíquico-orgânicas da pessoa (delírios, alucinações, pensamento e discurso desorganizado e uma alteração visível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com