TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DA FUNÇÃO CARDÍACA PELO SISTEMA SIMPÁTICO E PARASSIMPÁTICO

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 6

Centro universitário Newton Paiva

Trabalho acadêmico de fisiologia

Eduardo Fonseca andrade anjos

controle da função cardíaca pelo sistema simpático e parassimpático

Belo horizonte – MG

10/2016


Eduardo fonseca andrade anjos

Controle da função cardíaca pelo sistema simpático e parasimpático

 

Trabalho acadêmico do aluno Eduardo Fonseca Andrade Anjos, apresentado ao Departamento de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva.

Belo Horizonte – MG

10/2016


RESUMO

Neste trabalho é apresentado um conjunto de informações sobre o sistema nervoso autônomo afim de esclarecer a relação do controle da função cardíaca pelos sistemas nervosos simpáticos e parassimpáticos.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

SNC        Sistema nervoso central

ACh        Acetilcolina


SUMÁRIO

1        INTRODUçÃO        

2        sistema nervoso Autonomo        

2.1 Sistema nervoso motor        

2.2 Sistema nervoso motor somático        

2.3 Sistema nervoso motor autônomo        

3        Sistema nervoso motor autônomo simpático e parassimpático        

3.1 Divisões principais        

3.2 Terminologia        

4        Sistema nervoso motor autônomo simpático        

4.1 Função        

5        Sistema nervoso motor autônomo PARASSIMPÁTICO        

5.1 Função        

6        efeitos do Sistema nervoso autonomo na contratilidade muscular do coracao        

6.1 Conceituação        

6.2 Efeitos cronotrópicos e dromotrópicos        

6.3 Estimulação do sistema nervoso simpático        

6.4 Estimulação do sistema nervoso parassimpático        

7        conclusão        

8        referências bibliográficas        


  1. INTRODUçÃO

Esse é o trabalho no qual será apresentado conceitos sobre o sistema nervoso autônomo para esclarecer a sua influencia na função cardíaca.


  1. sistema nervoso Autonomo

  1. Sistema nervoso motor

O sistema nervoso motor pode ser sub-classificado em dois sistemas: o autônomo e o somático. Eles se diferenciam particularmente pelas funções e órgãos que controlam.

Uma forma simplificada para a separação e descrição dos mesmos é através da consciência e controle do individuo sobre as atividades das quais esses sistemas são responsáveis.

  1. Sistema nervoso motor somático

O sistema nervoso motor somático atua sob o controle consciente, ou seja, é um sistema motor voluntário. Sobre a anatomia desse sistema podemos dizer que suas vias são compostas por motoneurônios únicos e as respectivas fibras musculares inervadas. Essa família de neurônios tem o corpo celular localizado no Sistema nervoso central(SNC), e os axônios percorrem o corpo em direção a musculatura esquelética.

A acetilcolina(ACh) é o neurotransmissor responsável por ativar os receptores nicotínicos nas placas motoras. Dessa forma um potencial de ação é criado na fibra muscular, ativando a contração muscular.

  1. Sistema nervoso motor autônomo

O sistema nervoso motor autônomo é involuntário, ou seja, mesmo consciente da sua ação o individuo não possui controle sob sua operação. Diferentemente do sistema nervoso motor somático, o autônomo possui dois neurônios em cada via: o neurônio pré-ganglionar e o pós-ganglionar. Eles atuam em conjunto na neurotransmissão da seguinte forma: O corpo celular dos neurônios pré-ganglionares está localizado no SNC, e os axônios desses fazem sinapse com o corpo celular dos neurônios pós-ganglionares em alguns dos múltiplos gânglios situados fora do SNC. Em sequencia, o axônio dos neurônios pós-ganglionares se dirigem até seus respectivos órgãos viscerais onde irão atuar. Exemplos desses são a bexiga,  trato intestinal e o coração.

  1. Sistema nervoso motor autônomo simpático e parassimpático

  1. Divisões principais

Os sistemas motores simpáticos e parassimpáticos são as duas principais divisões do sistema nervoso autônomo, e juntos são acessórios na regulação da função do sistema de órgãos

  1. Terminologia

Com origem anatômica, os termos simpáticos e parassimpáticos especificam a origem anatômica dos neurônios pré-ganglionares no sistema nervoso central. Na parte toracolombar da medula espinhal está originada a parte simpática, e no tronco encefálico e medula espinhal sacra são originados os neurônios pré-ganglionares parassimpáticos.

  1. Sistema nervoso motor autônomo simpático

  1. Função

O sistema nervoso motor simpático tem a função de mobilizar o corpo para a atividade. Em situações de normalidade o trabalho do sistema nervoso simpático é modular as funções de diversos órgãos, como o coração, vasos sanguíneos e bronquíolos. Porém em momentos  de estresse o sistema é ativado em uma cadeia de reações chamada de “luta ou fuga”, quando o corpo é submetido a mudanças para criar um grau de alerta grande o suficiente para lidar com a situação. Aumento da pressão arterial, maior fluxo sanguíneo para os músculos e aumento da taxa metabólica estão entre as respostas ativadas pelo sistema nervoso simpático em preparação para situações extremas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com