TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Imunologia

Por:   •  17/3/2016  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Identifique um fator físico e um fator químico que impeçam os micro-organismos de penetrarem no corpo através da pele e das membranas mucosas.

R – A própria pele, já é um fator físico que impede a penetração de micro-organismos.

      O fator químico se dá a excreção das glândulas sebáceas, que produz uma substância oleosa, denominada (sebo).

  1. Identifique um fator físico e um fator químico que impeçam os micro-organismos de penetrarem ou colonizarem o corpo através dos olhos, do trato digestivo e do trato respiratório.

R – Fatores Fisicos: O muco, produzido pelas membranas mucosas, retém muitos dos micro-organismos que penetram os tratos respiratórios e gastrointestinal.

Um mecanismo semelhante que protege os olhos é o aparelho lacrimal, um grupo de estruturas que produz e escoa as lágrimas.

Fatores Químicos: O suco gástrico é produzido pelas glândulas do estômago, ele é uma mistura de ácido hidroclirídico, enzimas e muco, a acidez bastante elevada do suco gástrico é suficiente para destruir as bactérias e muitas toxinas bacterianas.

A lizozima também é encontrada nas lágrimas, saliva, secreções nasais, fluidos corporais, e ma urina, inibindo atividade microbiana.

  1. Descreva a função da microbiota normal na imunidade inata.

R – A pesar da microbiota normal não ser um das primeiras linhas de defesa da sistema imune inato, suas relações ajudam a prevenir o crescimento excessivo de patógenos e dessa maneira podem ser consideradas um componente da imunidade inata.

  1.  Qual é o propósito da inflamação

R - A inflamação tem as seguintes funções: Destruir o agente causador, se possível, e removê-lo do corpo com seus derivados; Caso a destruição não seja possível, limitar os efeitos no corpo por confinamento ou limitação do agente causador e de seus derivados; Reparar ou substituir o tecido afetado pelo agente causador ou seus derivados.

  1. Diferencie imunidade inata e imunidade adquirida

  1. Que sistema de defesa, imunidade inata ou adaptativa, impede a entrada de micro-organismos no corpo?

R – Imunidade Inata.

  1. Que relação existe entre os receptores do tipo Toll e os padrões moleculares associados a patógenos?

  1. O que é uma resposta imunológica de memória?

R - Esse sistema é composto por uma gama de substâncias e células, entre elas as células de memória, que desempenham o papel de armazenar durante vários anos ou pelo resto da vida a capacidade de identificar partículas infecciosas, com os quais o organismo já esteve em contato. Ao mecanismo de reconhecimento de antígenos, dá-se o nome de memória imunitária.

  1. Qual a função do elevador ciliar?

R - As células da membrana mucosa do trato respiratório inferior são cobertas por cílios, por meio de movimentos sincronizados, esses cílios impulsionam a poeira inalada e ps micro-organismos que ficaram retidos na porção superior em direção a garganta a uma taxa de 1 a 3 cm por hora a tosse e o espirro aceleram o elevador ciliar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com