TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia e embriologia bucal

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  1.641 Visualizações

Página 1 de 4

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA BUCAL

Odontologia - HEB

22/05/2015

Questões:

1) Nomeie e explique como ocorre a formação do terceiro folheto embrionário.

Ocorre a gastrulação, aonde é há terceira semana com seu terceiro folheto embrionário, pois é aonde ocorre toda a formação do organismo, dando origem ao embrião, acontecendo seu estabelecimento. Tendo-se então o espessamento no ectoderma em forma de linha na região central do embrião.

Seu espessamento acontece através da proliferação de células, aonde elas iram migrar para o espaço entre o ectoderma e endoderma formando o mesoderma, e esse espessamento linear é a linha primitiva. O espessamento é contínuo no sentindo cefálico, tendo a formação do cordão celular que procede a notocorda, formando a futura coluna vertebral do embrião.

2) Quais estruturas delimitam a cavidade oral primitiva?

E se delimita pelo processo fronto nasal, processo maxilar e processo mandibular. É onde se dá o início da cavidade bucal, ocorrendo o dobramento do embrião em dois eixos: céfalo-caudal e ventre-lateral, tendo-se uma extrema importância nesse ocorrido, pois é aonde se estabelece a cavidade oral primitiva. E nesse dobramento do embrião acontece rompimento das membranas bucofaríngea e cloacal, iniciando a comunicação do tubo digestivo, tendo suas divisões cefálica (cavidade oral primitiva), medial e caudal.

3) Explique o que são os arcos e as bolsas branquiais.

É o conjunto de estruturas embrionárias temporárias que no decorrer se diferenciam, elas são responsáveis pela formação da face e pescoço. Externamente são formadas pelo ectoderma, em sua parte interna endoderma, e em seu "recheio" o mesênquima que é um mesoderma em uma forma evoluída, sendo um tecido conjuntivo primitivo. As células da crista neural continuam migrando invadindo o mesênquima dando-se origem há ectomesênquima que são responsáveis pelas estruturas dentárias.

Entre cada arco branquiais temos um sulco e uma bolsa, onde estão pareados lado a lado de 1 à 6, onde o primeiro arco branquial se subdivide em dois processos: maxilar e mandibular. Tendo-se a depressão interna que se dá pela bolsa e em sua parte externa o sulco. Onde ambos são revestidos por endoderma e ectoderma, e ao ter o contato entre as mesmas formam a membrana branquial.

4) Explique o tipo de ossificação que ocorre na maxila e na mandíbula, identificando as regiões em que ocorrem.

Tem-se a ossificação intramembranosa e ossificação endocondral. A intramembranosa acontece a partir de um centro de ossificação, onde as células ectomesenquimais se diferenciam em osteoblasto.

A ossificação membranosa endocondral também possuem as células ectomensenquimais, se diferenciando em condroblasto formando uma cartilagem e logo em seguida se diferenciando em osteoblasto. Na maxila se tem a ossificação intramembranosa, a partir do primeiro arco branquial que se dá pelo processo maxilar, onde o centro de ossificação ocorre na bifurcação do nervo infra-orbitário e no nervo alveolar superior. Na mandíbula também se tem o início pela membrana intramembranosa, sendo ela no primeiro arco branquial, que logo depois se diferencia em endocondral ocorrendo no côndilo mandibular e na sínfise, tendo-se seu centro de ossificação bifurcação de um nervo.

5) Explique de forma sucinta, como se desenvolve o palato secundário.

O palato secundário ocorre entre a sétima e a oitava semana de gestação, decorrente de uma fusão medial dos processos palatinos/cristas palatinas (inicialmente verticalizados), vindo da região interna do processo maxilar. Com o contínuo crescimento ocorrendo o rebaixamento evidente da língua permitindo com que as cristas palatinas sejam elevadas, e nisso se ganha espaço e se horizontalizam formando o fechamento do palato secundário.

6) A introdução diz respeito ao próprio conteúdo do trabalho: sua natureza, seus objetivos, sua. Qual o tipo de epitélio que constitui a mucosa bucal?

Epitélio escamoso estratificado, que é constituído por:

Epitélio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com