TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECÂNICA DE BINÁRIO UMA REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  3.564 Visualizações

Página 1 de 6

MECÂNICA DE BINÁRIO

UMA REVISÃO DE LITERATURA

1 REVISÃO DE LITERATURA

Essa revisão de literatura busca uma fundamentação teórica para a compreensão de que forma se processa a mecânica de binário dentro da ortodontia. E conforme Meireles e Ursi (2007, p.1):

Desde o advento das primeiras mecânicas ortodônticas, os profissionais têm enfrentado um problema comum a todas elas: o fato da colocação dos acessórios ser feita na coroa dos dentes, muito distante da região onde a resultante do sistema de forças atua - o centro de resistência do dente ou de um conjunto de dentes. O resultado desta limitação é que os dentes apresentam, além do movimento desejado, uma tendência a se inclinarem e a extruírem na direção do movimento. Este efeito secundário, certamente, não contribui para a boa condução do caso, gerando a necessidade de um tempo de tratamento maior do que o normal e aumentando o risco de efeitos danosos ao periodonto de sustentação e/ou às raízes dos dentes.

Sendo assim é necessário que se faça uma análise para entender como se realiza o uso da mecânica de binário no momento de necessitar de uma força. E também se pode dizer que a “terapia ortodôntica eficiente se baseia em um correto diagnóstico e em uma boa resposta biológica do paciente à biomecânica proposta pelo ortodontista, onde a seleção dos materiais tem papel importante” (CAMARGO et al. 2007). Assim pode-se saber a importância do profissional que usa um bom material e que faça um diagnóstico preciso para que o tratamento ortodôntico seja eficiente.

Por outro lado verificou-se no estudo de Isaac Neta (2002, p.1) os estudos matemáticos promovem maior acerto na regulagem do aparelho ortodôntico.

A Ortodontia, em determinadas situações, tem se baseado em avaliações subjetivas para a escolha da metodologia a ser empregada nos tratamentos ortodônticos. Entretanto, em condições um pouco mais complexas, a aplicação de conhecimentos matemáticos e físicos tem se mostrado extremamente necessária para a conversão dos resultados em soluções corretas. Em alguns casos, a adoção do método de análise baseado em conhecimentos empíricos tem se mostrado eficiente. Contudo, tem-se observado que determinados procedimentos realizados pela Ortodontia na procura pela correção de dentes extruídos, não tem levado a resultados satisfatórios. Diante deste cenário, identificou-se a necessidade de criar uma técnica aplicada à Ortodontia que garantisse a estabilidade e efetividade dos resultados. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma técnica, a partir de estudos numéricos, que possibilitasse a determinação de uma adequada geometria do aparelho ortodôntico. Fez-se uso de cálculos matemáticos para obtenção de pontos ótimos de fixação do aparelho e, consequentemente, o aperfeiçoamento de sua geometria, visando a consecução dos resultados almejados. Com base no estudo realizado, é possível desenvolver aparelhos ortodônticos que transmitam aos dentes somente esforços benéficos, evitando-se dessa forma reações adversas à esperada.

Esses estudos vêm promover maior conforto a cliente que muitas vezes sofre com o uso desse aparelho, e além de que a fixação é mais adequada para que os resultados sejam adequados ao paciente.

Além disso, pode-se perceber que a mecânica e o binário estão ligados aos ajustes que proporcionam maior eficiência no tratamento ortodôntico, e como se pode verificar é a utilização.

Meireles e Ursi (2007, p.1) explicam exatamente o que ocorre com o binário:

Binários: são duas forças de mesma magnitude e direção, em sentidos opostos, não colineares. O binário é o único sistema de forças que pode causar o movimento de rotação pura de um corpo. Qualquer força simples aplicada fora do CRes resulta num movimento de deslocamento do CRes no sentido da linha de ação da força, enquanto o dente gira em torno do seu CRot que, nesse caso, não coincide com o CRes. Por outro lado, quando um binário é aplicado, a movimentação do CRes em qualquer um dos sentidos é coibida pela força oposta. Assim, o CRes não se movimenta. As duas forças do binário tendem a girar o dente em torno do CRes, fazendo que este coincida com o CRot. Mesmo quando as linhas de ação de força não são eqüidistantes do CRes, ainda produzem a mesma tendência de rotação do dente14. Um binário pode ser aplicado no braquete com o uso de fios retangulares, o que chamamos de torque, e gerar a mesma tendência de rotação no dente.

São métodos usados que facilitam através cálculos matemáticos realizar com precisão a necessidade do tratamento de acordo com a posição dos dentes. Então, na realidade é “a relação entre o momento e a força (M/F) no CRes que regulamenta o tipo de estímulo desejado sobre o ligamento periodontal e a superfície radicular” Meireles e Ursi (2007, p.1).

Para Melo Chagas (2011, p.21) os elásticos classe I:

São aplicados a dentes em um mesmo arco dentário e, por isso, são chamados de elásticos intramaxilares. Sua indicação é no fechamento de espaços, retração de dentes , correção de giroversões ou como auxiliares em diferentes mecânicas ortodônticas .A correção de giroversões pode ser feita com a utilização de botões colados na face vestibular e lingual do dente girado, bem como nos dentes vizinhos, associada ao uso de elásticos, formando um binário de forças para essa correção.

A Ortodontia é definida como o ramo da odontologia relacionado com o estudo do complexo craniofacial, com o desenvolvimento da oclusão e com o tratamento das anomalias dentofaciais. A terapêutica ortodôntica está dirigida para o tratamento da má oclusão, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com