TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Biossegurança

Por:   •  5/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Anne Marcelle Aguilar Carmona


O SUS QUE NÃO SE VÊ

1)Porque o SUS, embora faça parte do dia a dia de todos os brasileiros, ainda não é reconhecido em suas diversas dimensões?

Porque o lado bom do SUS é pouco conhecido, havendo preconceito, desinformação e até má fé de setores que lucram com a exposição negativa dos serviços públicos á saúde. Os pontos positivos do sistema não recebem a mesma atenção dos jornalistas que os pontos negativos. Programas de excelência como tratamento da AIDS, transplantes e redes de doadores de medula, além da melhora de diversos indicadores de saúde – redução das taxas de mortalidade infantil e na infância, e eliminação de doenças como poliomielite, rubéola e sarampo- quando recebe cobertura da imprensa, não aparecem como ações realizadas pelo SUS. Há uma má vontade da grande mídia em relação ao SUS. As pessoas só enxergam o SUS, através dos pontos negativos, como por exemplo,  filas em hospitais, Upa’s lotados. Mas se esquecem, que por trás desse caos, há uma demanda muito boa de atendimento, e assistência que refletem no nosso dia, como o a água que tomamos banho, que é monitorada pelo sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Àgua para o Consumo Humano, do âmbito da Secretaria de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Quando compramos pão, por exemplo, temos o SUS, pois a Vigilância Sanitária cuida da fiscalização daquele estabelecimento. Por muitas vezes, a falta de reconhecimento também é opção do cidadão que julga o SUS como um “sistema de pobre”, optando por planos de saúde, e mesmo aqueles que utilizam dos serviços do SUS, por causa do plano que saúde que não cobre tal serviço, faz questão de esconder que utilizou dos recursos públicos. O SUS não é apenas um sistema de assistência médica e hospitalar. O SUS articula promoção, proteção, recuperação e muito mais.  Em suma, parece que ao mesmo tempo em que o SUS não é divulgado como deveria, parte da sociedade faz parte de ignorar a existência do SUS, descrevendo-o apenas para o que se vê, e não reconhecendo como ele realmente é.

2)Como os profissionais de Saúde podem ajudar nesse reconhecimento do SUS, por parte da população?

Pela alta rotatividade que cobre a área, ao prestar seu trabalho para a comunidade, deve esclarecer e enfatizar o que o SUS tem feito pela população. Explicar que, além de serviços de baixa, média e alta complexidade, o SUS também atua na vigilância epidemiológica e sanitária, assistência farmacêutica, atenção hospitalar, serviços de urgência e emergência, distribuição gratuita de medicamentos e pesquisas na área da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com