TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodontia, procedimentos básicos

Por:   •  11/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

ROCEDIEMNTOS BÁSICOS EM PERIODONTIA

Apos a definição do diagnóstico deve-se elaborar um tratamento.

Tratamento inicial: Procedimentos básicos em periodontia. Nomes:

PREPARO INICIAL

TERAPIA INICIAL

PREPARO BÁSICO

Objetivo principal dos procedimentos básicos: retirar a placa bacteriana, que causa as doenças periodontais e cárie

"Fase do tratamento periodontal em que se procura remover, ou controlar, todos os agentes etimológicos da doença periodontal."

Agente etiológico: Placa bacteriana

Remover ou controlar

Se a gengivite, não há perda óssea, só com os procediemntos básicos se consegue estabilizar a doença quando ainda é gengivite, através da raspagem supra e talvez subgengival, estabilizando a doença

Não se usa o termo cura, apenas estabilização de doença, pois o agente causal sempre vai estar presente, a placa bacteriana, que não consegue ser eliminada, pois se forma a cada 24 hrs.

Periodontite a doença é estabilizada, pois o agente causal sempre está presente.

Periodontite avançada, bolsas de vários mm, precisa fazer procedimentos cirúrgicos para tratar.

Remover ou controlar depende do estágio em que a doença se encontra.

Diagnóstico - prognóstico - plano de tratamento

FASE: preliminar ou emergencial (Dental ou periodontal): alívio da dor, exodontia de dentes irrecuperáveis.

1ª FASE: procedimentos básicos: reavaliação da resposta ao tratamento, tecidual

2ª FASE: cirúrgica: se o paciente tem bolsa e não melhorou só com a raspagem, estabilizou. Onde são realizadas as cirurgias periodontais, tratamentos endodônticos, implantes.

3ª FASE: restauradora fixa e removível

4ª FASE: terapia periodontal de suporte, restabelecer um esquema de controle para o paciente para que não ocorra recidiva da doença.

Objetivos principais dos procedimentos básicos em periodontia:

• reduzir ou eliminar a inflamação gengival;

• Eliminar bolsas periodontais produzidas pelo aumento edematoso da gengiva inflamada, eliminar a inflamação se for periodontite avançada ou reduzir se for gengivite;

• Alcançar maneabilidade cirúrgica da gengiva - consistência firme e sangramento mínimo porque fazer cirurgia em tecido flácido e edemaciado é difícil, pois o risco de dilacerar é grande, então precisa que a gengiva tenha uma consistência melhor para ter uma boa cirurgia, menos sangue a cirurgia será mais fácil. Removendo a placa, a higienização vai ser melhor, então a gengiva estará menos inflamada e sangrará menos.

• Proporcionar uma oportunidade para o profissional avaliar a resposta tecidual e a atitude favorável do paciente aos cuidados necessários. Avaliar se o paciente está motivado para higienizar e fazer a sua parte no tratamento.

O sucesso do tratamento depende muito do paciente, da sua motivação em remover a placa bacteriana. Deve-se explicar para o paciente como ocorre a doença.

Há fatores que não causam a doença, mas que agravam a doença, exemplo: fumo, diabetes (principais) a doença periodontal será mais agressiva. Deve-se explicar para o paciente como é importante parar de fumar e controlar o diabetes, a doença periodontal interfere na resistência à insulina e o diabetes não controlado também interfere no sucesso do tratamento periodontal. Diabetes não controlado não pode fazer tratamento periodontal, devendo ser encaminhado para um endocrinologista para depois dar continuidade ao tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com