TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transição Demográfica

Por:   •  14/6/2015  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

        Com o estudo da transição demográfica obtém-se informações necessárias para definir o planejamento de saúde da população de determinada área, como a faixa etária predominante e em ascenção. A idade do paciente é muito importante na hora do seu tratamento, pois esse pode exigir um atendimento diferenciado. A transição demográfica também determina doenças e cuidados especiais que necessitam de mais atenção por conta da prevalência de pessoas sucetiveis a estas na população.

Transição Demográfica

 

        Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais. Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson para contestar matematicamente a Teoria Demográfica Malthusiana, por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade. A principal referência histórica para a elaboração dessa teoria foi a Revolução Industrial e a consequente constituição da sociedade moderna de consumo. Em tempos anteriores a esse, as taxas de natalidade e mortalidade eram continuamente elevadas, demarcando um período de relativa estabilidade demográfica. Porém, com a modernização dos países hoje considerados desenvolvidos, houve uma melhoria significativa nos padrões sociais de desenvolvimento, elevando a expectativa de vida e, consequentemente, declinando as taxas de mortalidade, o que foi responsável por um súbito aumento da população em um curto espaço de tempo.

        Um exemplo de transição demográfica se tem ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos obtém uma elevada condição político-financeira e conseguiram elevar as condições de vida de sua população. Neste período A taxa de natalidade estadunidense aumenta bastante enquanto a taxa de mortalidade se mantém estável, caracterizando uma transição demográfica.

 

Relacionando com a odontologia

 

        Em um cenário onde se tem a denominada transição demográfica, se tem impactos em todas as áreas da saúde, pois com a mudança do perfil da população também deve ser mudado a forma de tratamento desta. Com o aumento da taxa de natalidade teremos mais crianças na população, necessitando assim, na área da odontologia, de maiores recursos e profissionais da odontopediatria, e um maior número de gestantes, que também exige um atendimento especial.

No cenário em que se vive o Brasil hoje, por exemplo, temos ambas as taxas de natalidade e mortalidade diminuindo. O que resultará mais tarde em uma população com um número maior de idosos, um número menor de crianças, e com o tempo a diminuição gradativa também da população adulta. Neste cenário, ganha importância as doenças que acometem mais os idosos, como o câncer de boca e doenças periodontais, que são fatores de grande risco na população idosa.

Conclusão

        Concluímos que a odontologia, com o objetivo de promover saúde às pessoas, deve se adaptar às caracteríticas destas para oferecer o melhor tratamento. Ter atenção com a faixa etária predominante na população a ser tratada é de extrema importância, pois de acordo com a idade do paciente é necessário atenção extra em alguns pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com