TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento restaurador atraumatico

Por:   •  17/8/2016  •  Artigo  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

Ilhéus, 28 de março de 2016.

Aluna: Brenda Lee da Silva Virgens.

Odontologia – CESUPI – 7° Semestre.

Professora: Bárbara Tavares.

Tratamento restaurador atraumático

        O tratamento restaurador atraumático é um tratamento alternativo para a cárie dentária. Trata-se basicamente de prevenção e tratamento de cáries com instrumentos manuais, dispensando eletricidade, manobras sofisticadas e até mesmo anestesia.

        O ART consiste na escavação do tecido cariado amolecido e infectado com instrumentos manuais e o preenchimento da porção remanescente com materiais adesivos que tenham a capacidade de paralisar a cárie e minimizar o aparecimento de lesões secundárias, como os cimentos ionoméricos, que tem como seu maior benefício a liberação de flúor.

        A técnica (passo a passo):

  1. Preparo de instrumentos e materiais;
  2. Isolamento do campo operatório;
  3. Exame do dente cavitado;
  4. Acesso á lesão cariosa;
  5. Remoção de dentina afetada;
  6. Condicionamento da cavidade;
  7. Manipulação do ionômero de vidro;
  8. Restauração da cavidade;
  9. Pressão digital e checagem oclusal.

        As vantagens do ART são: o baixo custo, passível de ser executado em qualquer local, o formato da lesão cariosa define a forma do preparo cavitário, apenas a dentina amolecida é removida, preparo cavitário é desnecessário.

        O ionômero de vidro possui resistência adesiva, adesão química ao tecido dentário, constante liberação de fluoretos, biocompatibilidade pulpar, absorve fluoreto em meio bucal, em meio ácido libera mais fluoreto. Apresenta como desvantagens a baixa resistência ao desgaste, pouco tempo de trabalho, tempo de presa prolongado e embebição e sinérese.

Os tratamentos restauradores atraumáticos são indicados para casos de cárie precoce na infância, em gestantes com necessidade urgente de tratamento, em pacientes com contraindicação à anestesia, para pacientes ansiosos, pacientes com necessidades especiais, sindrômicos e/ou com problemas neurológicos, para portadores de doenças sistêmicas, idosos e pacientes debilitados fisicamente.

        Apesar das vantagens apresentadas pelos ART’s, a técnica também apresenta limitações, como por exemplo, a longevidade das restaurações, restrições a restauração de uma face e necessita de boa compreensão da filosofia.

        Dentro do contexto SUS, a utilização da técnica é ampla e permite a realização em ambientes extraclínicos, em visitas domiciliares, além de propiciar tratamento à grande parcela da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com