TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Órgãos Somestésicos

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 3

Órgãos Somestésicos

O sistema sensorial somático geral é o responsável pelas experiências sensoriais no corpo humano. Enquanto, os receptores sensoriais dos sentidos especiais (visão, audição, paladar, olfato e equilíbrio) estão restritos à cabeça, os do sistema somático geral estão espalhados pelo corpo todo.

O sentido somático geral do corpo, integrado pelos órgãos somestésicos compreende as seguintes modalidades e divide-se em dois subsistemas conhecidos como epicrítico e protopático. O sistema epicrítico que é marcado pela rapidez e pela representação espacial detalhada, compreende o tato e a propriocepção: o tato, que é evocado por mecanoreceptores da pele; a propriocepção, resultado da estimulação de receptores mecânicos presentes dos músculos, tendões e articulações, ao passo que o sistema protopático, caracterizado pela lentidão e pela imprecisão, compreende a termosensibilidade e a dor: a dor, que é causada por receptores que detectam estímulos mecânicos e químicos muito intensos ou decorrentes de lesões teciduais em curso e a termosensibilidade, responsável pelas oscilações entre calor e frio, conforme nos mostra a imagem a seguir:

[pic 1] 

Desse modo, os estímulos mecânicos que incidem sobre a pele são detectados por receptores cutâneos de dois tipos: terminações livres e receptores encapsulados (associados a tecidos conjuntivos).

[pic 2]

A pele, protege o nosso corpo do meio externo como se fosse uma capa à prova d`água. Composta pela queratina que é uma proteína impermeabilizante, evita a perda de líquido do nosso organismo. Além disso, a pele também funciona como se fosse um refrigerador, eliminando o calor excessivo do corpo através das glândulas sudoríparas, por um processo conhecido como sudorese.

Além de todas essas funções, a pele é constituída por células fagocitárias chamadas macrófagos e neutrófilos, que atuam na defesa do organismo contra invasores. Também possui melanócitos, células produtoras de melanina, que são pigmentos que absorvem os raios ultravioleta.

Finalmente, outra função importante da pele é a atuar como órgão sensorial detectando os estímulos advindos do meio externo, como a pressão, a sensação de calor e de frio e estímulos que ameaçam ou causam lesões, além das sensações físicas oriundas das relações afetivas entre as pessoas.

Formada por cinquenta receptores por centímetro quadrado, totalizando cerca de 5 milhões de células sensoriais cutâneas, a pele apresenta quatro principais tipos de receptores encapsulados de baixo limiar que estão adaptados para receber informações mecânicas (Corpúsculo de Meissner, Corpúsculos de Pacini, Discos de Merkel e Corpúsculos de Ruffini), conforme nos mostra a figura anterior.

Uma vez que a informação é decodificada nos receptores encapsulados, a transmissão da informação se dá imediatamente através de fibras mielinizadas para o Sistema Nervoso Central.

As sensações provocadas pelo estímulo dos receptores mais superficiais (epiderme) chamamos de tato; as sensações causadas pela estimulação dos mais profundos (derme) chamamos de pressão e as sensações decorrentes de estimulações repetitivas e rápidas chamamos de vibração. Assim, para um mesmo estímulo mecânico cutâneo, os grupos de receptores respondem de maneira peculiar.

[pic 3]

Assim, a qualidade da informação mecânica (precisão) vai depender do tamanho do campo receptivo do receptor e de sua densidade, o que significa que não temos a mesma sensação em toda superfície corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (320.2 Kb)   docx (474.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com