TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise da Satisfação de Trabalhadores em Sistema de Rodízios

Por:   •  17/11/2019  •  Resenha  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica do artigo: ANÁLISE SOBRE A SATISFAÇÃO DE TRABALHADORES SOBRE O RODÍZIO DE ATIVIDADES EM UM ABATEDOURO por Natália Fonseca Dias e Antônio Renato Pereira Moro.

Resenhado por: Rodolfo Carvalho

Sobre os autores: Natália Fonseca Dias e Antônio Renato Pereira Moro.

Natália é graduada em Fisioterapia pela FURB/2013 e possui Especialização em Gestão em Ergonomia (MBA), atualmente Mestranda em Engenharia de Produção, área de concentração Ergonomia UFSC/2017, atua como Ergonomia a no frigorífico Pampalona Alimentos.

Antônio possui Licenciatura Plena em educação Física, Especialização em Pesquisa e Educação Física, Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano UFSM, atualmente é professor na UFSC, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB) e Economista Sênior pela ABERGO.

“Análise sobre satisfação de trabalhadores sobre sistema de rodízio de atividades em um abatedouro de aves” é uma que aborda o grau de satisfação dos colaboradores com o sistema de rodízio nas atividades em um abatedouro localizado em Santa Catarina. No estudo foram ouvidos 141, montante que considero razoável para uma empresa de 1600 colaboradores, não é o melhor o espaço amostral, mas atende ao objetivo da pesquisa.

Em sua introdução os autores nos levam a uma interessante viagem ao processo histórico de como se deu o processo de industrialização e suas consequências sobre o ser humano. Demonstra ainda, dados recentes da produção de aves no brasil e deixando explícito a importância desse mercado a necessidade de melhoria do processo produtivo para a manutenção econômica.

Uma parte a se destacar logo no início é o apontamento de que as melhorias para segurança e saúde do trabalhador nos ambientes de frigoríficos “não cresceram conforme a demanda produtiva”. O trecho em questão faz uma confusão e induz interpretações possivelmente equivocadas ao introduzir melhorias para segurança e saúde com um elemento quantitativo e uma vez que temos normas suficientes (ou até mesmo em exagero) prevendo e buscando adequar as condições de trabalho da melhor forma possível, ainda que não aplicadas na falta de fiscalização. O ideal seria buscar o cumprimento das políticas e normas de segurança, com a implementação de tecnologia e melhorias com foco no trabalhador.

Sobre a coleta dos dados, a metodologia empregada foi a pesquisa exploratória do tipo transversal, a qual ROUQUAYROL, 1994, assim define que: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. Consegue o pesquisador buscar de forma direta e eficiente os dados para a produção e elucidação da questão abordada, o grau de satisfação dos trabalhadores em relação ao rodízio de atividade em um abatedouro de aves.

Dias e Moro, de forma inteligente utilizaram como critério para escolha dos colaboradores para a pesquisa, a necessidade destes realizarem rodízio em pelo menos duas atividades, uma vez que ter como base a opinião de colaborador que atua em apenas uma atividade não faria sentido, na contramão, o fato da empresa ter 48 sistemas de rodízio, a abordagem poderia ser mais profunda, dando preferência aos colaboradores com participação em maiores números de atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com