TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comorbidades

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 4

COMORBIDADES

        Comorbidade pode ser conceituada como a ocorrência de duas ou mais patologias em um indivíduo, deve ser utilizada apenas para descrever a coexistência de transtornos ou doenças, e não de sintomas. A presença de comorbidades dificulta o diagnóstico e o manejo clínico do paciente e está associada à pior resposta ao tratamento. O Transtorno Afetivo Bipolar apresenta alta comorbidade com outros transtornos. A prevalência ao longo da vida de comorbidade de TAB e abuso de substâncias é de 42% e com transtornos de ansiedade também de 42%.

          A característica que distingue o Transtorno Afetivo Bipolar dos transtornos depressivos recorrentes (depressão maior ou unipolar) é a presença de mania ou hipomania, ou episódios mistos. Além disso, o DSM-IV diferencia o TB I, em que a mania é observada, e TB II em que a hipomania é observada com episódios de depressão maior.

         A comorbidade é comum no TAB, alguns pacientes têm pelo menos um, geralmente o transtorno de ansiedade e abuso de substancias/álcool. Os indivíduos com esse transtorno apresentam alta prevalência de comorbidades mentais e físicas e maior presença de fatores de risco cardiovascular, além de um grande risco de cometerem suicídio.

         Muitos estudos constataram altas taxas de comorbidade com outros transtornos mentais, em especial abuso de substâncias e transtornos de personalidade. A presença de transtornos de personalidade foi encontrada influenciando negativamente no curso da doença em pacientes com transtorno bipolar tipo II, apresentando um desencadeamento mais precoce e maior taxa de suicídio. (Vietá et al 1999). Uma recente revisão (Issler et al., 2004) concluiu que há alta prevalência de comorbidade entre transtorno afetivo bipolar e transtornos de ansiedade, em especial transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico e fobia social.

         O transtorno de personalidade também pode constituir uma comorbidade importante, a instabilidade emocional de personalidade de borderline, pode fazer com que seja visto como um diagnóstico diferencial do transtorno bipolar.  Obesidade e sobrepeso são altamente prevalentes em pacientes com TAB, e ambos estão relacionados a desfechos psiquiátricos e físicos adversos. Apetite e atividade física são afetados por episódios de mania e depressão, por isso o número de episódios da doença e o número de anos desde o início da doença podem ser importantes na prevalência de sobrepeso e obesidade de indivíduos com TAB.

        Pesquisas permitem esclarecer sobre a cronologia dessas comorbidades, verificou-se que pacientes com sintomas maníacos tinham um risco maior de ter problemas com álcool e drogas.  O paciente que apresenta características especiais, como maior taxa de estados mistos, ciclagem rápida, recuperação mais lenta, mais hospitalizações e tentativas de suicídio. Indivíduos diagnosticados com TAB I e II também atingiram critério para transtorno de ansiedade comórbido.

Assim como as primeiras crises bipolares tendem a se manifestar mais cedo nos pacientes que fazem uso de substâncias psicoativas, o contrário também pode acontecer. Pessoas que sofrem do transtorno podem sentir uma maior necessidade de usar determinadas substâncias para alcançar um alívio em suas crises (Alves; Kessler; Ratto, 2004).

Os pacientes que são usuários abusivos de álcool e drogas apresentam algum transtorno do humor associado, porém ainda é difícil saber se essa é uma conexão do tipo “agregação” ou “causação”, cabendo ao clínico identificar essa questão, que é particular para cada paciente.

A comorbidade de TAB com transtornos de ansiedade (pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade social, estresse pós-traumático e ansiedade generalizada) tem implicações diagnósticas, terapêuticas e prognósticas. A associação de TB II com transtornos ansiosos muitas vezes pode levar ao diagnóstico errôneo de transtorno de personalidade borderline, resultando em abordagem terapêutica ineficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com