TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPRESSÕES ACERCA DA SAÚDE MENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE CULTURA DE PAZ

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

IMPRESSÕES ACERCA DA SAÚDE MENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE CULTURA DE PAZ

Adnilson José Rodrigues Neto[1]; Marta de Souza Silva[2]; Maryanna Álana Bezerra de Lima3; Syumaura Apoliane Conceição de Araújo4; José Carlos da Silva Lins5.

1 Centro Universitário Cesmac; 2, 4, 5; Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas – UNCISAL; 3 Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

*E-mail para contato: rodrigues.neto2205@gmail.com

INTRODUÇÃO: distúrbios psicossomáticos são os principais problemas de saúde mental da população estudantil universitária seguidos por tensão ou estresse psíquico e falta de confiança na capacidade de desempenho/auto eficácia (CERCHIARI, 2005). Partindo desse pressuposto, segundo a Organização das Nações Unidas, a cultura de paz pode ser uma estratégia de transformação desse contexto, promovendo os direitos humanos (BRASIL, 2009) e envolvendo a compreensão de princípios como liberdade, justiça, tolerância, igualdade e solidariedade (DUPRET, 2002). OBJETIVO: relatar a experiência sobre a promoção da cultura de paz em uma instituição de ensino superior de Alagoas através de ações de uma liga acadêmica em Junho de 2018. LOCAL DE EXECUÇÃO DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO: realizada na Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas (UNCISAL). MÉTODOS UTILIZADOS: placas de abraço grátis, distribuição de mensagens inspiradoras e a disposição de um mural para expor os sentimentos. FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EXTERNA: as atividades foram realizadas por estudantes dos cursos de bacharelado com a participação dos servidores, professores e visitantes da instituição que interagiram durante a ação. DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO: inicialmente houve a confecção de placas, cartazes, frases de incentivo e um mural. À posteriori, a concentração dos estudantes participantes no hall da instituição com uma projeção que sinalizava a distribuição de abraços. Uma parte das pessoas que passaram pelo hall, leram as placas e abraçaram os estudantes, receberam frases inspiradoras e puderam escrever no mural como estavam se sentindo. Outra parte apenas observou o que acontecera. RESULTADOS: a ação promovida pela liga trouxe ao ambiente acadêmico um espaço para reflexão sobre como um abraço ou uma mensagem pode servir como ferramenta de cultura de paz, além de contribuir para a minimização dos impactos à saúde mental, notavelmente presentes nos semblantes e nos escritos deixados no mural, onde os universitários expuseram o cansaço e a preocupação, em razão do período exaustivo do fim do semestre e a época de provas. CONCLUSÃO: considerando a alta prevalência de danos à saúde mental no ambiente universitário, tornam-se necessárias ações que visem estimular as relações interpessoais e, consequentemente, a cultura de paz, com o intento de dinamizar o ambiente e incentivar a disposição de projetos de apoio psicopedagógico voltados a população em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com