TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO DE RADIOLOGIA ODONTOLOGICA

Por:   •  1/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  1.674 Visualizações

Página 1 de 4

                        QUESTIONÁRIO DE RADIOLOGIA ODONTOLOGICA

  1. Coloque o nome do dente para as seguintes notações:

a) 16. Primeiro molar sup. direito       b)  24. Primeiro Pré-molar sup. esquerdo

c) 11. Incisivo central sup. Direito         d)  38. Terceiro molar inf. esquerdo

e) 27. Segundo molar sup. Esquedo      f)  13. Canino sup. direito

g) 35. Segundo Pré-molar inf. direito    h)  22. Incisivo lateral sup. esquedo

I  43. Canino inf. direito                            J)  33. Canino inf. Esquerdo

  1. Dê o numero seguindo a notação certificada dos seguintes dentes:

  1. Primeiro molar sup. Direito. 16
  2. Segundo Pré-molar inf. 36
  3. Canino inf. Esquerdo. 33
  4. Incisivo central inf. direito. 41
  5. Incisivo lateral sup. Direito. 12
  1. Quais são as indicações para a tomada de rad. periapicas da boca toda?  As principais indicações da radiografia periapical são: tratamento endodôntico (canal); avaliação da presença e posição de dentes não irrompidos; avaliação pós operatória de implantes; avaliação pré e pós-operatória de cirurgias periapicais e detecção de algumas modificações do tecido periapical; pesquisa de cárie, sua extensão e comprometimento pulpar; avaliação óssea e conhecimento da forma anatômica, número de raízes e condutos radiculares.
  2. Quais as indicações para rad. interproximal  e para rad. oclusal?

Interproximal:    A   radiografia interproximal, também chamada de “bitewing”, possibilita a visualização das coroas na região de pré-molares e molares. É uma tomada intrabucal que objetiva mostrar as coroas dos dentes superiores e inferiores e as cristas alveolares. As principais indicações são: pesquisa de cárie interdental; acompanhamento da progressão de cárie; avaliação das restaurações; avaliação do estado periodontal; detecção de problemas associados à câmara pulpar.          

         Oclusal: A radiografia oclusal é uma tomada intrabucal que objetiva mostrar os dentes superiores ou inferiores e as estruturas ósseas afins. As principais indicações são: avaliação de fratura de dentes anteriores e de osso alveolar; avaliação do deslocamento do dente de seu alveólo em traumatismos dentários, após injúrias de luxação; avaliação da região periapical dos dentes anteriores, principalmente quando uma tomada periapical não pode ser feita; visualização de caninos não erupcionados, dentes supranumerários e odontomas.                                                    

   5)   Qual a indicação para pedir a rad. panorâmica? A radiografia panorâmica é um importante exame radiográfico utilizado para o diagnóstico e planejamento terapêutico das doenças dos dentes e dos ossos da face. Esse exame é solicitado no início e no controle dos tratamentos odontológicos. É um excelente exame quando uma visão ampla da maxila e mandíbula é desejada. Esse exame, o dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não estão erupcionados. Cáries, fraturas dentais, infecções ou outras doenças dos ossos que sustentam os dentes podem ser visualizadas e, muitas vezes, diagnosticados. É comum solicitá-la também como exame pré-operatório em cirurgias dos dentes e ossos. Em Odontopediatria, essa radiografia tem também amplas indicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (372.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com