TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSSEGURANÇA NA ÁREA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.647 Palavras (15 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE[pic 2]

   CURSO DE ODONTOLOGIA

        

MARCOS BATISTA SANTOS

DANIARA COQUEIRO

REBECCA PEIXOTO

BIOSSEGURANÇA NA ÁREA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

BIOSAFETYINDENTALRADIOLOGYAREA

Vitória da Conquista – BA

2015

MARCOS BATISTA SANTOS

DANIARA COQUEIRO

REBECCA PEIXOTO

BIOSSEGURANÇA NA ÁREA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

BIOSAFETYINDENTALRADIOLOGYAREA

Projeto de pesquisa apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa como requisito para a elaboração do Trabalho de Graduação em Odontologia da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR, sob a orientação da professora Adriana Miranda

Orientadora: Adriana Miranda.

           

                                                    Vitória da Conquista – BA

2015

  1. INTRODUÇÃO

A Biossegurança é uma preocupação latente da ciência e é mais fomentada na área de saúde, sendo destacada como medidas essenciais na atuação dos profissionais a respeito da segurança Biológica, devendo ser cada vez mais maturada, e por isto este projeto visa trazer a versão de um estudo preliminar acerca da Biossegurança na área de Radiologia odontológica a partir dos parâmetros e cuidados que devem ser efetivados neste setor como forma de avanço biológico, atuando na prevenção de riscos e acidentes, que é sem dúvida um dos meios mais eficazes existentes para a segurança no ambiente de trabalho.

A biossegurança é entendida como um conjunto de condutas e medidas técnicas, administrativas e educacionais que devem ser agregadas pelo profissionais da área de saúde na prevenção de acidentes em prol de evitar ainda a contaminação cruzada em ambientes biotecnológicos, hospitalares e clínicas ambulatoriais, através da adoção de rotinas básicas de prevenção, entretanto, estudos relacionados a Biossegurança e Odontologia demonstram que o conhecimento e ações do profissional aos protocolos é variável, o que gera uma preocupação grande a respeito da Biossegurança neste setor (PINELLI, et al, 2011).

Assim, este trabalho enfrenta a seguinte questão problema: É possível verificar quais as regras de Biossegurança na radiologia Odontológica? E diante desta pergunta vê-se o quão é importante tratar a respeito desta temática sobre os mecanismos da Biossegurança neste setor, mostrando com relação aos protocolos e regras atinentes a esta temática, abordando suas definições e outros aspectos contundentes a serem explicitados para que tal problemática seja solucionada.

De acordo com a pesquisa realizada a Biossegurança é entendida como uma medida de proteção que envolve os agentes biológicos e o ser humano, e tal discussão é salutar para o avanço na segurança e do conhecimento científico nas ações de Radiologia, e na Odontologia e deve ser fomentado,  sendo um dos elementos de maior valia nos processos de cuidado na atuação odontológica já que a radiologia envolve riscos. Salientando pela adesão a protocolos de biossegurança em saúde, como forma de educação continuada, verificando as normas relacionadas a tais ações, proporcionando a oportunidade de os indivíduos terem um tratamento mais seguro.

Assim, nota-se que a biossegurança nas ações de Radiologia odontológica é fundamental para a segurança na odontologia e no cuidado com o paciente e o próprio odontólogo e sua equipe.

 E, para este efetivação deste projeto, pautou-se em propostas metodológicas de uma pesquisa bibliográfica que consiste no exame de: artigos científicos de língua portuguesa, inglesa e em espanhol, bem como em Manuais sobre Biossegurança em radiologia Odontológica da Anvisa, nestas fontes foram selecionadas as produções científicas e tecnológicas que discutem a temática no período delimitado para o estudo, auxiliando no arcabouço teórico vigente, abordando artigos e manuais datados de 2000 a 2015.Foram excluídas produções as quais não estejam relacionadas com o tema e que sejam de mais de 15 anos atrás.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 A Biossegurança na Odontologia

Uma preocupação latente na sociedade atual diz respeito as regras de biossegurança. Mas vale ressaltar que esta não ocorre como deveria e medidas que deveriam ser adotada em prol do ser humano muitas vezes se tornam obsoletas e geram riscos para ele e o meio ambiente, expondo os a riscos potenciais, o que é um problema que deve ser rebatido (BRAND, et al, 2011).

Vale salientar que a Biossegurança está relacionada “ao conjunto de medidas organizadas que englobam os elementos humano, técnico e ambiental, no sentido de proteger a todos os seres vivos humanos e animais e o meio ambiente, dos riscos envolvidos com a presença permanente de agentes infectocontagioso, físicos e mecânicos” (CAMPOS, et al, 2012, p.3).

A Biossegurança atua em prol de evitar o risco biológico que tem relação com a eventualidade de que possa haver um evento adverso com a presença de um agente biológico. O importante é a proteção e cuidado já que exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados constituem um sério risco aos profissionais de saúde e pacientes (BRASIL, 2006).

Nota-se conforme dita Oliveira (et al, 2012) que a biossegurança também é basilar na conduta prática de um consultório odontológico e deve ser seguida a risca, pois o profissional de Odontologia deve ter todo o cuidado na abordagem com seus instrumentos, trazendo segurança para ele e para seu paciente.

Sendo assim, destaca-se que a biossegurança é um processo funcional e operacional salutar na área de saúde e que deve ser seguida com cautela, onde deve haver preocupação com a proteção dos profissionais e pacientes de modo a evitar riscos, salienta-se que na Odontologia as principais regras de Biossegurança devem ser implementadas relacionadas ao risco das exposições excessivas aos raios-x e, ainda em prol de se coibir infecções cruzadas (DINIZ, et al, 2009).

Importante frisar que a ANVISA: Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou várias resoluções acerca do tema em pro lde se editar regras a serem seguidas a favor da Biossegurança, mas não é o que vem ocorrendo. De acordo com estudos feitos sobre o tema, um alerta é lançado: Grande parte dos cirurgiões-dentistas ignoram, não conhecem ou não seguem as normas indicadas referentes aos exames radiográficos não implantando a biossegurança que deve pautar as ações de funcionamento de seu consultório (OLIVEIRA, et al, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com