TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ressonancia

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

Princípios do Tomógrafo Espiralado ou Helicoidal

[pic 1]

A Tomografia Computadorizada Helicoidal ou Espiralada vêm dominando o mercado de tomógrafos nos últimos anos devido às inúmeras vantagens na aquisição dos cortes.

O incremento na velocidade de aquisição e as novas tecnologias incorporadas , associadas softwares de reconstrução muito mais eficientes possibilitam ‘a esta nova geração de tomógrafos vantagens incomparáveis em termos de qualidade de imagem, rapidez na realização dos exames e redução em custos operacionais. É bem verdade que os equipamentos desta nova geração têm um custo bastante elevado em relação aos equipamentos de TC convencionais.

Entretanto a relação custo benefício tende a favor do Helicoidal pelas capacidade de realizar um número muito grande de cortes em segundos, possibilitando redução efetiva em artefatos de tempo que impeçam construção adequada de imagem e além disso realização de exames que seriam impossíveis em outros equipamentos. Veja os princípios da TC Helicoidal>>>

“Apresentada pela primeira vez em 1989, a aquisição espiralada ou helicoidal em tomografia permite a exploração de um volume graças a rotação contínua de tubo em volta do leito, em deslocamento durante a aquisição de dados brutos.

O tubo descreve, em torno do paciente, uma figura geométrica em hélice .

O termo helicoidal é portanto, mais correto do que o termo espiralado empregado inicialmente, mas o uso consagrou invariavelmente os dois termos.

Tecnologia

O desenvolvimento desse modo de exploração foi possibilitado graças aos progressos técnicos que resumimos a seguir.

Os condutores ou slip ring permitem, sem cabeamento, a energia da transferência de energia elétrica necessária à alimentação de tubo durante sua rotação, bem como a transmissão dos dados recolhidos pelo sistema informatizado.

Duas opções tecnológicas são possíveis:

- o gerador está embutido, conjugado, e segue a rotação do tubo. A tensão elétrica que passa dentro dos condutores é relativamente fraca;

- o gerador é independente, fixo.

Essa opção, ao contrario da anterior, acarreta a passagem de um tensão elevada através dos condutores, mas permite um tempo de ciclo do tubo mais curto, inferior a um segundo para uma rotação de 360º.


Os tubos de alta capacidade calorífica, 5 a 10 MUC (milhão de unidades de calor), no caso dos tubos de maior desempenho, permitem um funcionamento de forma contínua por tempos superiores a um minuto (80 segundos para os aparelhos de maior desempenho), com uma potencia suficiente para a obtenção de imagens de qualidade equivalente à dos tomógrafos seqüenciais.

A melhoria dos detectores sólidos (cristais de cintilação ou cerâmicos), que progressivamente substituíram os detectores em câmara de ionização, é de rendimento menos elevado.

As coroas de detectores podem ser fixadas no conjunto estativo ou móveis, conjugadas à rotação do tubo, com um sistema de coroa simples ou dupla que permite a exploração de um volume duplo no curso da mesma aquisição helicoidal.

As empresas fabricantes propõem, atualmente, sistemas com múltiplas coroas de detetores (detetores matriciais) que permitem quatro aquisições simultâneas.

O aumento da potência dos sistemas informatizados, com capacidade de cálculos mais elevados, permite a reconstrução das imagens em tempo real ou menos de 2 segundos, com uma matriz 512x512, e a gestão de arquivos com um número importantes de imagens, em conseqüência da aquisição volumétrica e da reconstrução sobreposta de cortes.

PITCH

A programação de uma exploração helicoidal faz com que um novo parâmetro intervenha , qual seja o da velocidade de deslocamento da mesa.

Esta deverá estar adequada ao volume de exploração e ao tempo útil do exame que dependerá , por exemplo , da possibilidade de manutenção de uma apnéia ou das fases de realce do contraste vascular ou parenquimatoso, após injeção .

A relação entre o comprimento estudado e o tempo de aquisição , determinará a velocidade de deslocamento da mesa.

Estando definida a velocidade de deslocamento em função do volume a ser explorado , a espessura de corte é fixada em seguida : ela dependerá do tipo de exploração e será escolhida para ser a mais fina possível.

A relação entre a velocidade de deslocamento da mesa, durante uma rotação de 360º do tubo, e a espessura nominal do corte é denominada pitch , ou seja o passo da hélice..

Quanto mais elevado for o pitch , mais a hélice será estirada. De forma corrente, o pítch está compreendido entre 1 e 2 . Por exemplo, se escolhermos uma espessura nominal de 5 mm , um pitch de 1 corresponderá a um deslocamento da mesa de 5 mm por uma rotação de 360º, e um pitch de 2 a 10 mm por rotação.

Atualmente as empresas fabricantes oferecem programas de computador que autorizam a realizção de um pitch de 3, sem degradação importante da qualidade de imagem no eixo de deslocamento da mesa, entretanto sob a condição de utilizar uma pequena espessura nominal.

Esses pitch elevado é útil para a exploração de grandes volumes em tempo reduzido em particular em quadro de emergência.

(Muito importantes esses conceitos, não? Releia o texto acima e anote suas dúvidas; na próxima etapa de Segredos da Tomografia “Detectores de Coroas Múltiplas”.)

Fontes: Tomografia Computadorizada , Doyon, Cabanis , Frija Halimi e Roger)

Comente este e-mail,envie um e-mail para radiology@radiology.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com