TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A esporotricose nada mais é que uma micose causada por um fundo chamado Sporothrix Schenchii

Por:   •  6/10/2015  •  Artigo  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 3

Esporotricose

A esporotricose nada mais é que uma micose causada por um fundo chamado Sporothrix Schenchii, ele esta presente no meio ambiente e principalmente em países de clima quente e umidade alta. Esse tipo de micose causa muitas lesões, nódulos e feridas na pele e por coçar tanto é de difícil cicatrização. E também a esporotricose é considerada zoonose, podendo acometer os humanos.

A micose acomete cães, gatos e humanos, porém parece ter mais afinidade com a pele do gato, que são os casos mais frequentes nos últimos anos. O diferente dessa micose para as outras existentes, é que além de prejudicar a pele do animal, ela pode acometer partes do organismo e isso leva a infecções generalizadas e isso pode levar o animal ao óbito.

Em varias partes do Brasil, principalmente nos estados do sul e sudeste, a doença é considerada de nível endêmico, os casos sempre acontecem e o agente causado esta presente no meio, então qualquer lugar mais úmido ou com acumulo de matéria em decomposição é propicio a transmitir esporotricose.

A prevenção é a melhor alternativa para evitar a esporotricose!

Como já falado acima, os gatos são os mais acometidos pela doença. Ela também é transmitida de espécie pra espécie, ou seja, o humano pode passar para o gato ou vice e versa. A micose pode vir a tornar um caso mais grave quando associada a FIV e a FelV felina, levando a morte do mesmo.

Gatos rueiros que brigam muito são mais propícios a ter essa micose, pois um infectado pode passar para os demais. A transmissão ocorre através das mordidas ou arranhaduras entre eles durante a briga, e essas feridas se tornam uma porta de entrada para o fungo presente no ambiente.

Uma forma de prevenir é sempre escovar seu animal e ver se encontram feridas ou nódulos estranhos e de difícil cicatrização, quando encontrado, leva-lo diretamente ao veterinário, pois essa doença é muito confundida com uma simples dermatite de pele.

Diagnóstico e tratamento da esporotricose em animais

O diagnóstico é feito além do exame pelo médico veterinário, demanda biópsias e outros exames laboratoriais complementares para confirmação do agente causador. 

O tratamento é possível através de medicamentos antifúngicos  como o itraconazol, com duração e dosagens de acordo com o critério do médico veterinário. Se não tratada, além da possibilidade de contaminar humanos e outros animais, pode levar à morte.  Não existe vacina disponível no mercado contra essa doença.

Muito cuidado: essa doença é uma zoonose!

Zoonoses são doenças dos animais que podem contaminar os humanos. Cuidado ao manusear um animal suspeito de ter essa doença ou qualquer tipo de ferida como as das fotos que ilustram o artigo. É recomendável o uso de luvas caso você toque um animal com esse tipo de lesão ou suspeita.

Caso o diagnóstico seja positivo, o médico veterinário deverá orientar quais medidas devem ser tomadas de acordo com o caso e evolução da doença. Medidas como o isolamento e a desinfecção do ambiente serão necessárias.

E, ainda, pode ser recomendável a eutanásia dos animais doentes que não se recuperam devido ao potencial risco à saúde humana que eles representam. Apesar de ser tratável, a esporotricose em humanos causa muita dor, febre e incapacidade para trabalhar. É considerada uma doença ocupacional entre pessoas que lidam diretamente com animais, como médicos veterinários e tratadores de animais.

RA: 6444296035 Giovana C. C. dos Reis

RA: 7086565277 Jeferson Guimarães

Referencia : http://www.sidneyrezende.com/noticia/253304+veterinaria+alerta+sobre+riscos+da+esporotricose 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (459.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com