TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundos De Investimento

Artigo: Fundos De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  2.791 Palavras (12 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 12

1. O que são Fundos de Investimento

Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários, de acordo com o regulamento e a política de investimento do fundo. Apesar de possuir CNPJ, um fundo não tem personalidade jurídica própria.

Quando você investe em Fundos de Investimento, significa que está confiando seus recursos à administração de terceiros, isto é, está contratando um serviço.

Um fundo de investimento pode ser aberto - é permitido que se faça aplicações a qualquer momento durante o período de existência do fundo, ou fechado - o cotista pode investir apenas durante um período pré-determinado e só pode resgatar ao final.

2. Classes de Fundos

Fundo Curto Prazo

São fundos que buscam acompanhar as variações da taxa de juros ou do índice de preços. Para isso, investem em papéis pré-fixados e títulos indexados à CDI/Selic, sendo que o prazo máximo a decorrer de cada ativo é de 375 dias, e o prazo médio da carteira de, no máximo, 60 dias.

Fundo Referenciado DI

São fundos que buscam acompanhar o CDI - Certificado de Depósito Interbancário, por meio do investimento de, no mínimo, 95% da sua carteira em ativos que acompanhem as variações deste. Por aplicarem a maior parte dos seus recursos em títulos pós-fixados, os fundos DI são indicados para momentos de alta dos juros.

Fundo Renda Fixa

Estes fundos buscam retorno por meio do investimento de, no mínimo, 80% de seus recursos em ativos de renda fixa atrelados à variação dos juros do mercado doméstico e índices de preço. Não são permitidas aplicações em moeda estrangeira e renda variável.

Fundo Multimercado

Estes fundos investem seus recursos em diversas classes de ativos como ações, renda fixa, câmbio, entre outros, sem o compromisso de concentração em nenhum fator de risco em especial. Além disso, alguns deles podem usar derivativos para alavancar seus rendimentos.

Fundo Cambial

Os fundos cambiais investem em títulos atrelados à variação da taxa de câmbio do real frente a uma moeda estrangeira, como o dólar norte-americano e o euro, por exemplo.

O principal fator de risco da carteira de um fundo classificado como "Cambial" é a variação de preços de moeda estrangeira ou a variação do cupom cambial. É recomendado para investidores moderados, que buscam preservar o poder de compra de seu patrimônio na moeda estrangeira ao longo do tempo. Porém, nestes fundos o investidor também está sujeito às oscilações das taxas de juros domésticas sobre a moeda estrangeira.

Fundo de Ações

Este tipo de fundo busca retorno por meio do investimento em, no mínimo, 67% de sua carteira alocada em ações negociadas em Bolsa de Valores.

Voltar ao Topo

3. Vantagens para Investir em Fundos

Algumas modalidades de investimento requerem volumes muito altos de recursos, tornando-se inacessíveis aos pequenos investidores. Os fundos de investimento, reunindo recursos de um grande número de investidores, permitem o acesso a diversos ativos e conseguem muitas vezes condições mais favoráveis em relação a investidores isoladamente.

Tipos de Fundos de Investimento ( Classificação ANBID )

I – FUNDOS DE INVESTIMENTO:

São os Fundos regulamentados pela Instrução CVM 409/2004

1. Fundos de Curto Prazo:

Busca retorno através de investimentos em títulos indexados à CDI/Selic ou em papéis prefixados, desde que indexados e/ou sintetizados para CDI/Selic; de emissão do Tesouro Nacional (TN) e/ou do BACEN; com prazo máximo a decorrer de 375 dias e prazo médio da carteira de, no máximo, 60 dias. É permitida, também, a realização de Operações Compromissadas, desde que: sejam indexadas à CDI/Selic; lastreadas em títulos do TN ou do BACEN e com contraparte classificada como baixo risco de crédito. No caso específico da contraparte ser o BACEN é permitida a operação pré fixada com prazo máximo de 7 dias, desde que corresponda a períodos de feriados prolongados; ou de 60 dias, desde que indexada à CDI/Selic.

2. Fundos Referenciados:

2.1 Referenciados DI:

Fundos que objetivam investir, no mínimo, 95% do valor de sua carteira em títulos ou operações que busquem acompanhar as variações do CDI ou SELIC, estando também sujeitos às oscilações decorrentes do ágio/deságio dos títulos em relação a estes parâmetros de referência. O montante não aplicado em operações que busquem acompanhar as variações destes parâmetros de referência, devem ser aplicados somente em operações permitidas para os Fundos Curto Prazo. Estes fundos seguem as disposições do artigo 94 da Instrução CVM 409 ¹ .

2.2 Referenciados Outros:

Fundos que objetivam investir, no mínimo, 95% do valor de sua carteira em títulos ou operações que busquem acompanhar as variações de um parâmetro de referência diferente daqueles definidos no item 2.1 acima, estando também sujeitos às oscilações decorrentes do ágio/deságio dos títulos em relação ao seu parâmetro de referência. O montante não aplicado em operações que busquem acompanhar as variações do parâmetro de referência, devem ser aplicados somente em operações permitidas para os Fundos Curto Prazo. Estes fundos seguem as disposições do artigo 94 da Instrução CVM 409. Nesta categoria não são permitidos os parâmetros de referência moedas estrangeiras ou mercado acionário.

3.Fundos de Renda Fixa:

3.1 Renda Fixa:

Busca retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa (sendo aceitos títulos sintetizados através do uso de derivativos). Excluem-se estratégias que impliquem em risco de índices de preço, de moeda estrangeira ou de renda variável (ações, etc.). Devem manter, no mínimo, 80% de sua carteira em títulos públicos federais ou ativos com baixo risco de crédito. Não admitem alavancagem ² .

3.2 Renda Fixa Crédito:

Busca retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa de qualquer espectro de risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com