TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da medicina veterinaria

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  2.174 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS DE REALEZA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

ELOISE ANTONIOLLI

JOÃO ELIAS DA SILVA

JUSSARA DE OLIVEIRA FARIAS

SHELLEY KOKOJ MINEIRO SCARSI

HISTÓRIA DA MEDICINA VETERINÁRIA

REALEZA

2015

  1. O Início Da Medicina Veterinária No Mundo.

A arte de curar vem desde a época que o homem se tornou sedentário, quando ele iniciou a domesticação, no período Mesolítico.

Os primeiros relatos onde humanos curam animais são de 4.000 a.c. no Egito, no Papiro de Kahoun, já com procedimentos e diagnósticos de várias espécies animais.

Os Hipiatras, assim chamados os que praticavam “Medicina Veterinária” já tinham cargos públicos na Grécia (600 a.c.) e eram remunerados por isso. Algumas outras denominações dadas ao veterinário, Veterinarii, Medicus Equarius, Mulomedicus, Medicus Iumentarius.

  1. As Primeiras Escolas de Veterinária no Mundo.

No século XVIII, havia precariedade sanitária com alta mortalidade de animais e grandes perdas econômicas, já que os métodos eram o abate compulsório dos animais doentes e o isolamento dos locais ameaçados, com isso o Rei Luiz XV autorizou a fundação de uma escola voltada para a medicina veterinária, por fatores econômicos, sociais e políticos.

A primeira escola de medicina veterinária no mundo foi na França, na cidade de Lyon no ano de 1762, criada pelo Hipologista e Advogado Claude Bourgelat com oito estudantes inicialmente. Posteriormente no ano de 1766 ele criou o segundo curso de veterinária em Paris, chamada Escola de Alfort. Ambas inicialmente com as disciplinas de anatomia comparada, economia rural, clínica veterinária, arte de ferrar, química e botânica.

Geralmente os professores responsáveis eram médicos, que se preocupavam em basear os seus conhecimentos para a pratica e teoria veterinária.

No final do século XVIII existiam 19 escolas de veterinária, das quais 17 ainda estão em funcionamento.

  1. A Medicina Veterinária no Brasil.

Quando o Imperador D. Pedro II retornou para o Brasil de sua viagem da França, onde visitou a escola de Alfort, chegou impressionado com uma conferência assistida do Veterinário Collin, visionário, D Pedro II tentou propiciar condições para a criação de uma escola semelhante no país. Infelizmente o mesmo não teve sucesso.

Inicialmente no Brasil o primeiro curso superior de Ciências Agrárias foi instituído na Bahia em 1877, a primeira escola de medicina veterinária se originou após um decreto já no regime republicano, em 1910, que tornava obrigatório o ensino de agronomia e medicina veterinária no país. Porém, de 1883 à 1885 ainda durante o tempo de império em Pelotas no Rio Grande do Sul já funcionava uma escola de veterinária se extinguindo por falta de alunos.

Somente no século seguinte foram criadas outras escolas superiores, as quais são consideradas pioneiras do curso. A Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, ambas fundadas no Rio de Janeiro e decretadas na mesma data, 1910, a primeira entrando em funcionamento em julho de 1914.

No dia 9 de setembro é comemorado no Brasil o dia do médico veterinário, pois nessa data no ano de 1933, o então presidente Getúlio Vargas, através de um decreto onde foram normatizados as condições e os campos de atuação do Médico Veterinário, assim conferindo vários direitos à profissão, entre eles o direito de registro do diploma. Esse decreto vigorou por três décadas.

  1. Regulamentações da Profissão:

O regulamento da Medicina Veterinária foi aprovado em 17 de junho de 1969, e é responsável pelos direitos e deveres da profissão, garantindo qualificação profissional.

Nele visa as normas da profissão de medico-veterinário no campo profissional, onde o profissional é responsável pelos problemas da saúde pública e produção animal. Na atividade profissional que se expõem aos exercícios liberais ou empregatício das atividades e funções especificadas, em campo e atuação comuns com a correspondente profissão.

 No título profissional, garantindo o título de medico-veterinário e posteriormente de uma especialização. Do exercício profissional assegurando o direito de exercer a profissão observando as condições de capacitação e demais exigências legais do profissional. E as regras para firmas, empresas e associações que precisam de um veterinário em suas dependências.

Conceituação, vinculação e finalidade dos Conselhos de Medicina Veterinária sendo eles Federais ou Regionais, suas atribuições e obrigações.

As anuidades e taxas pagas aos conselhos para garantir sua vinculação a esses conselhos. As penalidades caso se infrinja o código da ética profissional, e por fim disposições gerais e transitórias.

  1. O ensino da Medicina Veterinária: O início e os dias atuais:

Quando iniciou, o curso de medicina veterinária era lecionado muitas vezes por médicos que

  1. O símbolo da Medicina Veterinária:

Em 1994 o Conselho Federal de Medicina Veterinária querendo padronizar um símbolo que representasse a Medicina veterinária no brasil, lançou um concurso para escolhe-lo, foram inúmeras propostas analisadas sob critério a relação histórica cultural da medicina veterinária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com