TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adenite equina

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 6

KAROLYNE LAROCCA TAVEIRA

YASMIN ALVES DE OLIVEIRA

MONIQUE CAROLINE PEPPI

RAPHAEL PIMENTA FRANCO MORAIS

ADENITE EQUINA

Trabalho apresentado à disciplina de

Métodos de Pesquisa para obtenção de

nota referente ao curso de Medicina

Veterinária da Unip – Campus Swift.

Orientador Prof.ª Diana D. C. Nascimento.

CAMPINAS

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

KAROLYNE LAROCCA TAVEIRA – A78AIF-6

YASMIN ALVES DE OLIVEIRA – B606I-3

MONIQUE CAROLINE PEPPI – B60BIA-7

RAPAHEL PIMENTA FRANCO MORAIS – B79BIH-8

ADENITE EQUINA

CAMPINAS

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................4

2 ETIOLOGIA E PATOGENIA.....................................................................4

3 SINTOMAS...............................................................................................5

4 PLANO DIAGNÓSTICO E TESTES LABORATORIAIS..........................7

5 TRATAMENTO.........................................................................................7

6 PREVENÇÃO ECONTROLE....................................................................8

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................9

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................10

1 INTRODUÇÃO

A equinocultura no Brasil ocupa o terceiro lugar na criação de animais no mundo, e uma das maiores preocupações são as perdas comerciais causadas pela Adenite Equina, também conhecida como “Garrotilho”, uma enfermidade bacteriana causada pela bactéria Streptococcus equi ß-hemolítico, subespécie equi, altamente contagiosa.

De acordo com JONES: […] as diversas espécies são organizadas de acordo com seu Grupo Lancefield [um sistema baseado em antígenos conhecidos com antígenos específicos de grupo (grifo do autor), que polissacarídeos ou ácidos teicóicos] […].

Os animais apresentam sintomas clássicos de infecções, com grande quantidade de pus na região de mucosa da nasofaringe, inchaço e, até mesmo, rupturas de gânglios linfáticos da região cranial. Caso não tratada a tempo, pode se disseminar rapidamente para os demais animais do plantel.

O controle é muito difícil e demorado. A prevenção através de vacinas, não é suficiente para proteger 100% os animais, razão pela qual não é tão eficaz.

Métodos eficientes e rápidos de diagnósticos de certeza, assim como produtos eficientes para seu controle, devem ser desenvolvidos para diminuir o impacto econômico da doença (TURNES et al., 2009).

2 ETIOLOGIA E PATOGENIA

As bactérias gram-positivas S. equi ß-hemolítico do grupo C de Lancefield, acometem os equídeos após invadirem o local do ferimento, normalmente por inalação ou ingestão [S. equi pode sobreviver por longos períodos em bebedouros, mas tem baixa resistência nos solos e pastos], causando inflamações do tipo purulenta nos corrimentos nasais e abcessos fistulados de cavalos doentes.

Três horas após inoculação, já é possível encontrar esta bactéria em tecidos subepiteliais e gânglios linfáticos. Passadas uma a três semanas, o microrganismo causa enfermidade ao se fixar nas células epiteliais da mucosa nasal e oral, invadindo as mucosas nasofaríngeas, levando a uma faringite aguda e rinite.

Quando o organismo do hospedeiro não consegue impedir o processo inflamatório, o agente invade a mucosa e o tecido linfático faríngeo. Com a evolução da enfermidade, há a formação de abscessos, nos linfonodos retrofaríngeos e submandibulares, causando uma obstrução local devido à compressão.

Das superfícies mucosas, o microrganismo é levado pela drenagem linfática aos linfonodos regionais [submaxilares, submandibulares e retrofaríngeos]. O sistema imunológico atuará imediatamente após a infecção e durará de seis meses a vários anos e, devido à proteína M-like em sua cápsula, impedirá a ação fagocitária do organismo responder de forma adequada através da imunidade inata e adaptativa, pois inibe a ação do C3b do sistema complemento, além de ligar fibrinogênio na porção N-terminal da proteína.

Equídeos podem ser afetados em todas as idades, mas, principalmente, em potros e animais convalescentes.

3 SINTOMAS

A enfermidade ocorre quando S. equi, fixa-se às células epiteliais da mucosa nasal e bucal e invade a mucosa nasofaríngea, causando faringite aguda e rinite. (TURNES et al., 2009).

Durante surtos de garrotilho, alguns animais se convertem em portadores assintomáticos, nos quais é possível isolar S. equi (grifo do autor), subsp. Equi (grifo do autor), após o desaparecimento dos sinais clínicos, sendo fonte de infeccção por muitos meses. (TURNES et al., 2009, p. 1945).

Com o avanço da doença, desenvolvem-se abscessos, obstruções e passado alguns dias, fistulam e liberam a bactéria no ambiente, contaminando tudo ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com