TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisioterapia Equina

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

FISIOTERAPIA EQUINA

Nas últimas quatro décadas os equinos tem se tornado cada vez mais importantes para as pessoas, visto que são parceiros em atividades esportivas e até mesmo um suporte financeiro. Por isso, a saúde, o bem estar e a integridade física tem se tornado prioridade para muitos criadores.

O alto desempenho exigido por atividades físicas como: vaquejada, tambor, hipismo e a corrida predispõem os equinos a certas doenças no aparelho locomotor, bem como desordens de natureza musculoesqueléticas.

A fisioterapia é uma prática relativamente nova na medicina veterinária, mas com um potencial enorme a ser explorado, tornando-se uma grande aliada capaz de promover uma cura eficiente e uma recuperação mais rápida, concomitante ou não ao uso de medicamentos.

Neste contexto, a fisioterapia ou medicina complementar, como também é chamada, vem ganhando cada vez mais adeptos com o objetivo principal de melhorar o desempenho dos chamados cavalos atletas. O intuito principal é acelerar e melhorar os processos de reparação para que o animal tenha mais chances de voltar à vida atlética mais rapidamente e com poucas ou nenhuma sequela.

A fisioterapia atua no local da lesão com uso de técnicas manuais ou de aparelhos que fazem emissão de ondas. Para que a mesma atinja seus objetivos, é necessária uma correta escolha do protocolo de tratamento de acordo com o quadro patológico do paciente, podendo o mesmo ser alterado a qualquer momento de acordo com a necessidade.

Segue abaixo algumas técnicas de fisioterapia:

• Cinesioterapia

Técnica baseada na fisiologia, biomecânica e anatomia do animal. Faz uso de exercícios para que o animal ganhe equilíbrio e postura correta. Atua no melhoramento e na reabilitação mais rápida dos atletas.

• Crioterapia

Utiliza a aplicação de resfriamento dos tecidos variando de 0° a 18,3°C. Provoca vaso constrição retardando a dor.

• Laserterapia

Amplificação da luz pela emissão estimulada de radiação. Serve para aumentar a produção de células e acelerar processos de remodelação.

• Eletroterapia – TENS

Traduzido do inglês TENS significa estimulação elétrica nervosa transcultânea. Transmite estimulação de baixa voltagem bloqueando sinais de dor.

• Magnetoterapia

Emite ondas eletromagnéticas pulsáteis criando campo magnético ao redor. Ótimo para cavalos submetido a grandes esforços.

• Hidroterapia

Na hidroterapia o movimento que o cavalo executa massageia e melhora o tônus muscular. Também promove alívio da dor e de membros inflamados.

• Ultrassom terapêutico

Fornece massagem em alta frequência que pode gerar ou não calor. Usado para tratamento de lesões musculoesqueléticas.

• Quiropraxia

Induzem um movimento vertebral substancial geralmente além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com