TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Questões Composição Química Da Célula

Por:   •  18/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Questões composição química da célula

1. As moléculas orgânicas são formadas a partir dos arranjos do elemento químico carbono. Onde se tem carboidratos, lipídeos, proteínas, ácidos graxos, que geralmente são maiores, feitas de muitos átomos. Já as moléculas inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, onde são sempre células pequenas, e que não possuem o carbono como o principal elemento na sua composição. E de exemplo temos a água, sais minerais.

2. Porque a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio unidos entre si, onde formam um dipolo, ou seja, negativa em oxigênio e positiva em hidrogênio. Assim a água forma pontes de hidrogênio com outras moléculas, pois os íons positivos (cátions) os quais são atraídos pelo oxigênio (negativo), como com íons negativos (ânions) os quais são atraídos pelos átomos de hidrogênio (positivos).

E temos como exemplo o sal de cozinha, que se dissolve na água, pois a água é o solvente, o que dissolve, enquanto o sal é o soluto, o que é dissolvido. Juntos, os dois íons formam o NaCl que se mantêm unidos pela atração entre suas cargas negativa e positiva, que se neutralizam entre si. Na+ + Cl- = NaCl (cloreto de sódio).

3. As proteínas são formadas por monômeros denominados de AMINOÁCIDOS. E algumas funções da proteína que podemos destacar são no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem fundamentais para o crescimento e formação dos hormônios.

4. Os carboidratos são macromoléculas formados por monômeros denominados de GLICÍDEOS OU SACARÍDEOS. Algumas das suas funções são como papel energético, sua atuação na composição dos ácidos nucleicos, das paredes celulares e da carapaça dos insetos e a participação em processos de interação célula-célula.

5. Temos como algumas funções:

• Precursores de hormônios e de sais biliares: onde os lipídios estão relacionados com a produção de hormônios esteroides, tais como a testosterona, progesterona e estradiol. Também se relacionam com a produção de sais biliares, compostos que agem como detergente, ajudando no processo de absorção de lipídios.

• Transporte de vitaminas lipossolúveis: Os lipídios transportam vitaminas que são solúveis em gordura, tais como a A, D, E e K.

• Isolante térmico e físico: Os lipídios garantem proteção contra as baixas temperaturas e contra choques mecânicos.

6. Os ácidos nucleicos são formados por monômeros chamados de nucleotídeo. O DNA tem como papel fundamental na hereditariedade. Onde armazena e transmite as informações genéticas. E é fundamental para a síntese de proteínas, onde contém as informações que comandam para a síntese de RNA.

As funções dos três principais tipos de RNAs são: o RNA MENSAGEIRO, que é responsável por transportar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma. Já o RNA TRANSPORTADOR tem como função transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos. E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com