TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacterio vet

Por:   •  1/12/2016  •  Resenha  •  15.583 Palavras (63 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 63

Gênero Staphylococcus[pic 1]

- Características gerais: são microbiota normal da pele e das mucosas dos animais e extremamente comuns no ambiente. São cocos gram positivos, e seu nome vem do grego, staphyle = cacho de uva. Essa sua forma ao microscópio é explicada pela sua genética, que permite que estes se dividam em todas as direções.

São anaeróbios facultativos, mesófilos (crescimento ótimo entre 35º e 40º), não produzem esporos e não possuem flagelos (são imóveis). As espécies mais patogênicas são encapsuladas (antígeno K), e a maioria são catalase positiva, com algumas espécies podendo serem coagulase positivas. Ocorrem como comensais da pele e da mucosa do trato respiratório superior e urogenital inferior. São bactérias muito promiscuas, fazendo intensas trocas de plasmídeo, o que as conferem grande resistência a antibióticos. 

Atualmente, existem 41 espécies e 24 sub-espécies de Staphylococcus registradas, sendo que o Staphylococcus aureus é o principal patógeno desse gênero.

- Principais espécies: podemos dividir as bactérias do gênero Staphylococcus de acordo com sua habilidade de produzir coagulase. Dessa forma, temos dois grupos distintos, os coagulase positivos e os coagulase negativos. Em medicina veterinária, temos quatro espécies principais de interesse, responsáveis por grande parte das estafilococóses nos animais domésticos.

Espécie

Observações

Staphylococcus epidermidis

Muito comum na superfície da pele de cães e gatos, é responsável por algumas infecções oportunistas.

Staphylococcus aureus

Principal patógeno do grupo, a mais virulenta das espécies de Staphylococcus, podendo estar presente em qualquer infecção purulenta nos animais domésticos.

Staphylococcus intermedius

É o principal causador de dermatites em cães.

Staphylococcus hyicus

Responsável por dermatite em leitões (dermatite exsudativa dos leitões), sendo microbiota normal desses animais.

Quadro 3.0: Principais espécies de Staphylococcus de importância veterinária.

- Características culturais: são bactérias muito pouco exigentes quanto ao seu meio de cultura. Sua característica marcante é sua resistência a altas concentrações de sal no meio (até 7.5% de NaCl).

O meio de cultura usado para o cultivo desse gênero é o agar manitol salgado ou meio de Chapman. Esse meio é seletivo para Staphylococcus, visto que sua alta salinidade inibe o crescimento de outros cocos como Streptococcus, além de ser um indicador de Staphylococcus manitol positivo. A fermentação desse açúcar gera ácido lático, que acidifica o meio, e a cor da placa de agar muda de vermelho para amarelo.

O agar sangue também pode usado para o cultivo, visto que algumas bactérias desse gênero produzem hemolisinas (principalmente S.aureus). Quando a colônia bacteriana cresce e essa toxina começa a ser liberada, em volta da colônia se forma um halo translúcido, que ocorre pela hemólise causada pela toxina.

Teste ou característica

S.epidermidis

S.intermedius

S.aureus

S.hyicus

Pigmentação da colônia

Branca

Branca

Amarelo-dourada (áurea)

Branca

Coagulase

Negativo

Positivo

Positivo

Positivo / Negativo (coagulase variável)

Manitol

Negativo

Positivo (tardio)

Positivo

Positivo

Hemolisina

Negativo

Positivo

Positivo ++

Positivo

Quadro 3.1: características bioquímicas das principais espécies de Staphylococcus.

- Patogênia: são causadores de doenças tópicas, como dermatites, otites e conjuntivites, além de um dos principais gêneros envolvidos nas mastites bovinas (S.aureus). Para essas bactérias causarem doença, é necessário sempre haver um fator pré-disponente (ou seja, abrir uma porta de entrada para eles, ao arrancar os pelos da orelha de um cachorro por exemplo).

        - Doenças penetrantes: a bactéria entra, e o sistema imune é ativado. Morrem tanto bactérias como células de defesa do hospedeiro, tendo como conseqüência a formação de pús e uma intensa reação inflamatória local. O local fica dolorido, avermelhado, edemaciado e o animal pode encontrar-se febril, podendo haver a formação de um abscesso (material purulento envolvido por uma cápsula fibrosa).

Quando isso acontecer, o organismo pode se livrar da bactéria, ocorrendo a cura clínica e/ou microbiológica do animal, ou pode acontecer a proliferação bacteriana, com a chegada desta ao sangue (septicemia). Do sangue, pode ir parar em qualquer órgão, mas principalmente no coração, nas articulações, nos rins, no fígado e nas meninges (essa ultima normalmente em filhotes).

Essa fase de septicemia normalmente é letal ao animal.

        - Doenças toxêmicas: são doenças causadas por toxinas de Staphylococcus. Podem ser intoxicações alimentares, infecções alimentares ou toxinfecções alimentares. Na primeira, se ingere as toxinas bacterianas presentes no alimento; na segunda, se ingere as bactérias, que iram causar uma infecção e na ultima, se ingere a bactéria que inicia a produção e a liberação de enzimas.

- Mecanismos de agressão: são os meios que a bactéria possui pra agredir o hospedeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (102.5 Kb)   pdf (547.3 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com