TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo anatomia animal

Por:   •  23/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.242 Visualizações

Página 1 de 2

2. Um antímero é uma unidade morfológica obtida a partir do plano mediano. Qual o significado dessa frase?

3. Além dos antímeros, quais as outras unidades morfológicas podemos descrever que se relacionam com partes do indivíduo?

4. Qual é a importância e necessidade de realizarmos, pelo menos, duas incidências/projeções radiográficas para avaliar a região da lesão acima descrita?

5. Por que é obrigatório o uso de equipamentos de proteção radiológica durante a realização do exame radiográfico?

6. Caracterize o tecido conjuntivo do ponto de vista estrutural e funcional.

7. Descreva morfologicamente as células do conjuntivo e mencione suas funções.

8. Leia as informações abaixo e responda as questões com base nos conhecimentos estudados.

“A liberação de mediadores químicos armazenados nos____________ promove reações alérgicas denominadas reações de hipersensibilidade imediata, porque ocorrem em poucos minutos após a penetração do antígeno em indivíduos previamente sensibilizados pelo mesmo antígeno. Há muitos exemplos de reações de hipersensibilidade imediata, porem o choque anafilático é o exemplo mais drástico, sendo potencialmente uma ocorrência fatal. O processo de anafilaxia consiste na seguinte sequência de eventos: a primeira exposição ao antígeno (alergênico), tal como veneno de abelha, resulta na produção de IgE pelo___________, uma classe de imunoglobulina (anticorpo). A IgE liga-se avidamente à superfície dos_____________. A segunda exposição ao mesmo antígeno resulta na ligação do antígeno à IgE que está presa à superfície do ___________. Este evento dispara a secreção de grânulos dos ___________ liberando histamina, leucotrienos, ECFA

e heparina. A degranulação dos _________ também ocorre por ação de moléculas do complemento que participam nas reações imunes.” Fonte: Modificado de JUNQUEIRA, L. C. U. e CARNEIRO, J. : Histologia Básica. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

9. Quais as células conjuntivas envolvidas no processo?

10. Em que situações uma reação alérgica pode ocorrer?

11. No que consiste essa reação?

12. Quais são os componentes da matriz extracelular do tecido conjuntivo, do que são formados e qual é o papel de cada um deles no tecido?

13. Classifique o tecido conjuntivo propriamente dito e mencione a composição, a função e a localização dos diferentes tipos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com