TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Socorros noções de Anatomia do Corpo Humano

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  1.181 Visualizações

Página 1 de 3

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

Educação a Distância - EAD

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Polo de Taguatinga/DF

Marcs Rogério Emerick da Silva

Primeiros Socorros

Terceira Atividade Avaliativa

Taguatinga/DF

2016 

Olá alunos,

Chegamos à terceira semana do componente Primeiros Socorros e nesta estudamos a anatomia do corpo humano.

Para exercitarmos o que foi estudado ao longo desta semana realize os exercícios a seguir, salve o arquivo e poste-o no ambiente.

Represente um corte sagital no braço direito desta pessoa

[pic 1]

Represente um corte coronal no polegar da mão

[pic 2]

Represente um corte transversal na coxa da pessoa

[pic 3]

Quando realizamos uma atividade física a temperatura do nosso corpo aumenta, por aumentar nosso fluxo sanguíneo.

Identifique abaixo a reação que o sistema tegumentar não realiza para equilibrar a temperatura corporal:

[pic 4]

No caso do arrepio o sistema não realiza a informação de que a temperatura externa esteja quente externamente, causando a reação de frio no corpo (queda de temperatura ambiente).

Arrepio é uma manifestação da pele humana como reação ao frio, às emoções ou irritação da pele, fundamentalmente devida ao complexo pilomotor.

A contração do músculo eretor do pelo deixa o folículo ereto, abaixando a região na base da pele de modo que a pele ao redor parece mais alta.

[pic 5]

No caso do suor o sistema não realiza a informação de que a temperatura externa esteja fria ou amena, causando a reação de calor no corpo (elevação de temperatura ambiente).

A transpiração do suor é o principal mecanismo de perda de calor do corpo humano, sendo este o mecanismo primordial de regulação da temperatura do corpo.

Caso a evaporação do suor seja impedida ou dificultada, quanto mais a temperatura ambiente se aproxima de 33ºC, maior o desconforto térmico. Se a temperatura ambiente supera 33º e a evaporação do suor for dificultada, não apenas o desconforto térmico se torna cada vez mais extremo como também pode levar à morte por hipertermia.

A evaporação do suor permite o resfriamento evaporativo do corpo, possibilitando que a superfície do corpo (e daí a temperatura interna) possa alcançar temperaturas menores do que a ambiente, dissipando o calor gerado pelo próprio metabolismo corporal e garantindo manutenção da temperatura corporal interna em torno de 36ºC.

[pic 6]

Rubor é a vermelhidão da pele que pode ocorrer em qualquer área do corpo, em qualquer extensão, em virtude da dilatação dos vasos sanguíneos e consequentemente, maior fluxo de sangue naquela área.

As causas de Rubor podem ser internas ou externas.

As causas externas podem ser agentes físicos, como o calor, radiação solar e os traumatismos, ou químicos, substâncias cáusticas, solventes voláteis, medicamentos tópicos, substâncias animais ou vegetais etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (217.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com