TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filhotes à venda

Tese: Filhotes à venda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Cachorros

Os cães são animais mamíferos, quadrupedes e muito inteligentes. Eles adoram modera e são dóceis também, são bons amigos e sabem fazer um boa companhia que só eles. Os cachorros dão muito trabalho, sua urina e suas fezes tem um cheiro horrível.

Os cães geralmente tem nomes engraçados, como por exemplo: Bolinha, Lili, Farinha, depende do nome e do sexo do cachorro.

Compreensão do texto

1)Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos daSociologia?

A Sociologia deveria se preocupar em explicar a sociedade, encontrarsoluções para vida social, comparar as sociedades e proceder aclassificação das espécies sociais.

2)Como o texto descreve fato social, segundo a visão deDurkheim?

São 3 as características básicas que distinguem os fatos sociais:

Coerção

: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivemindependentemente de sua vontade e escolha. Essa coerção social, égarantida por instrumentos de controle denominados “ “Sanções”-estas se apresentam de duas formas: sanções legais e sançõesespontâneas.Legais: apresentam sob forma de lei e seu descumprimentoresulta em repreensão por parte da sociedade a qual puniráseu transgressor. Ex: multa, prisão, etc.Espontâneas: caracterizam-se pela adoção de condutainapta ou rejeitada pela estrutura social. O indivíduo épunido socialmente por meio de ações espontâneasrejeitando explicitamente o comportamento inadequado. Ex:vaia, humilhação, etc.

Exterioridade

: os fatos existem e atuam sob o indivíduoindependentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente,sendo assim, exterior ao indivíduo. Mesmo antes do indivíduo nascer,a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe énaturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex:educação.

Generalidade

: é social todo fato que é geral, que ocorre em algumsetor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, emum determinado momento histórico ou ao longo do tempo. Durkheimafirmava que um fato é geral quando se repete em toda a extensãoda sociedade ou entre a maioria dos indivíduos que a compõem. Osfatos são comuns aos grupos, portanto coletivos e podem serrepresentados pelas formas de comunicação, linguagem, formas dehabitação, sentimentos, valores éticos, estéticos e morais.

3)Quais eram os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com