TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia do Sistema Reprodutor

Por:   •  27/5/2019  •  Ensaio  •  5.937 Palavras (24 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 24

Fisiologia – Aula 7 P2

20/05/2019

        CICLO ESTRAL NA CADELA

Como acompanhar o ciclo através de citologia vaginal?

R: É um exame tranquilo de ser realizado, sendo feito com swab e solução fisiológica aonde é feito primeiro um swab da mucosa vaginal da cadela e depois é passado em uma lâmina. Quando a lâmina é seca ela é corada com panótico rápido, na fase de diestro poderão ser observada células arredondadas com um núcleo bem demarcado, presença de grande quantidade de polimorfonucleares. Então as células da mucosa ficam similares a um ovo frito devido seu formato bem arredondado e seu núcleo demarcado.

        Vai acontecendo uma transição de um ciclo para outro, então depois do diestro a cadela vai entrar em anestro, nessa transição os polimorfonucleares vão desaparecer ficando praticamente apenas as células parabasais arredondadas e a partir desse momento começa-se a haver células intermedirias, são células mais pontiagudas. A coloração das células parabasais fica marcada durante essa fase de anestro e começam a surgir as células intermediarias nessa fase, que são as células pontiagudas.

        Durante o proestro existem células grandes, achatadas chamadas de células escamosas, são células que possuem citoplasma irregular parecendo estar “dobradas” em algumas regiões, essas células caracteriza uma cadela em proestro. Na cadela o proestro é a fase que o estrógeno alcança o seu pico de produção, diferente das outras espécies, então como ele alcança seu pico de produção vai haver aumento da permeabilidade vascular e as hemácias começam a aparecer nesses locais da cadela.

        No final de anestro as células já estão achatadas, que é uma das características que faz com que a cadela altere para o próximo ciclo, característica da citologia vaginal que é aonde ela vai entrar em estro.

*Slide está errado → No slide marca uma cadela em estro, porém está em proestro podendo ser observadas hemácias, células arredondadas, o núcleo vai desaprendo a medida que o proestro vai avançando para o estro e ocorre a situação de células achadas que acabam perdendo sua conformação e uma característica importante é que elas não apresentam mais núcleo, ou seja, são célula anucleadas. São células achatadas, escamosas, cornificadas e também anucleadas, quando mais de 75% da lâmina se apresentar dessa forma vai ser caracterizado como período fértil da cadela, sendo o momento em que a cadela tem uma maior predisposição e facilidade de ser tornar gestante se for inseminada ou se ocorrer a copula.

        É importante fazer esse acompanhamento, se não for possível a realização de dosagem de progesterona pode-se utilizar essa ferramenta para saber quando a cadela entrou no período fértil.

FISIOLOGIA REPRODUTIVA DA AVE

        A ave tem seu trato reprodutor bastante simplificado, ele fica localizado na cavidade celomática (ave não tem separação de tórax e abdômen). O trato reprodutor fica localizado entre a região onde estão os rins, estando ventral aos rins e dorsal ao trato gastrointestinal, sendo que a abertura comum ao trato digestório e ao trato urinário também serve para o trato reprodutor da ave, sendo essa abertura a cloaca.

         Na ave a tuba uterina é bastante desenvolvida e o seu útero é pequeno. Apenas o lado esquerdo do trato reprodutor da ave acaba se desenvolvendo, o lado direito fica rudimentar devido a produção do hormônio anti-muleriano, a única exceção é a ave Brown kiwi Bird que não existe no Brasil estando presente na Nova Zelândia, nessa ave os dois lados do trato reprodutor se desenvolvem, também há relatos em alguns (?) que também tem desenvolvimento do lado direito e lado esquerdo, mas as aves domesticas usadas para produção comercial possuem apenas o lado esquerdo desenvolvido.

        O trato reprodutor da ave é dividido em um ovário, que é bastante diferenciado em relação aos mamíferos porque ele praticamente não possui parênquima, sendo que o parênquima ovariano na ave é muito pequeno, ele está centralizado e tudo que está ao seu redor são folículos em desenvolvimento. Possui uma tuba uterina bastante desenvolvida, a maior parte da porção tubulatória é formada tuba uterina onde há o infundíbulo que faz a captação do ovulo, o ovulo vai ser transportado para que o ovo acabe sendo produzido.

        O ovário é formado por parênquima ovariano e todas as estruturas ao seu redor são folículos pré-ovulatório, o infundíbulo é a região que faz a captação do ovulo e é o local da fertilização (muda para o mamífero que era na região da ampola). As aves possuem o magnum também que é o local de produção da albumina, então o folículo ao se romper libera o ovulo (gema). A região mais caudal do oviduto da ave é o chamado de istmo aonde vai ocorrer a formação da membrana da casca que vai fazer com que essa casca se desenvolva. O útero da ave não é tão desenvolvido porque não é onde a gestação acaba se desenvolvendo, ele pode ser descrito na literatura como útero ou glândula da casca que é onde a casca será efetivamente formada ocorrendo a deposição de carbonato de cálcio, que é o principal constituinte da casca do ovo e ele vai se depositar em cima das membranas da casca que acabam se formando no istmo.

        A vagina é muito curta nas aves e ela tem a função de fazer o transporte do ovo até a cloaca, mas também possui uma função importante que é a de armazenar os espermatozoides após a copula, estimasse que em algumas espécies de aves os espermatozoides podem permanecer vivos nas criptas vaginais por até 21 dias. Então em uma única copula os espermatozoides podem ficar migrando por até 21 dias, até a região de fertilização que é a região do infundíbulo. Por esse motivo que a ave consegue fazer a postura de vários ovos galados ou fertilizados sendo diferente do que ocorre nos mamíferos.

        Isso em um sistema de postura comercial (galinhas poedeiras), não existem dados tão bem detalhados em aves que não são aves domesticas. As aves conseguem fazer a postura em torno de 240 ovos por ano, ou seja, um ovo a cada um dia e meio, isso é o esperado dentro de um sistema de galinha comercial.

Porque leva um dia e meio?

R: Logo depois da ovulação, o período de permanência no infundíbulo é de 15 a 30 minutos, esse é o período em que o ovulo vai esperar o espermatozoide. Depois disso ele continua sua migração através do magnum que é onde vai ocorrer grande deposição de albumina, em virtude da albumina a clara de ovo vai ser formada, a produção de albumina é relativamente rápida durando cerca de 2 a 3 horas. A última parte desse trajeto da produção do ovo (depois será necessário apenas a formação da casca) ocorre no istmo onde vai haver deposição e formação das duas membranas que vão servir de molde para formação da casca. Existe uma membrana que envolve o albumen que é o que mantém a gema e há uma membrana em cima que serve de molde para que se forme a casca do ovo, em conjunto elas são chamadas de membrana da casca, mas na verdade quem auxilia realmente no processo de formação da casca é a membrana mais externa, isso leva em torno de 2 a 3 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (261.6 Kb)   docx (666.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com