TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gata Gestante

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 6

Fêmea Gestante


Fase gestacional da Gata
Período pré-natal: até o parto.
Período Neonatal: 0 a 10 dias (até abrir os olhos).
Maior problema quanto a mortalidade é encontrado no período neonatal, 30% das mortes ocorreram ates do desmame e 65% acontecem na primeira semana de vida.

ANOTOMIA  DO ÚTERO
Formado pela cérvix, corpo e dois cornos (9 a 10cm); localizados na cavidade abdominal. Corpo (2cm) parcialmente na cavidade pélvica, entre o colon descendente e bexiga. Cérvix constrição de consistência firme (1cm),  junção entre útero e vagina. Possui camadas denominadas como túnica serosa (revestimento de peritônio); duas camadas de túnica muscular (miométrio) e túnica mucosa (endométrio). Ligamentos; ligamento largo e ligamento redondo (ponta do corno uterino através do anel inguinal).
Sua vascularização é feita por artérias uterinas ramos da pudenda interna, ramos das artérias ovarianas e veia uterina.

PALPAÇÃO ABDOMINAL – SEMIOLOGIA

A palpação abdominal é rápida, fácil e não dispendiosa. Apesar de ser um método de diagnóstico de gestação subjetivo, é bastante confiável quando realizada por profissionais capacitados. A facilidade com que o abdome pode ser palpado é influenciada por fatores como quantidade de gordura corpórea, conformação do corpo e temperamento do animal. Tais fatores têm pouca influência sobre a precisão dos outros métodos de diagnóstico de gestação. Porém o aumento uterino provocado pela gestação não pode ser precisamente diferenciado do aumento uterino em decorrência de outros processos, como piometra, apenas com base na palpação abdominal.

HORMÔNIOS DA REPRODUÇÃO

Para o desenvolvimento de um novo indivíduo precisa ocorrer o transporte dos gametas sexuais masculinos para o trato feminino para a fertilização dos gametas femininos.  A atividade ovariana da gata é regulada pelo fotoperíodo, o estro é induzido pelo aumento da luz do dia.

 O ciclo estral divide-se em 5 fases:  Proestro, estro, diestro, inter-estro e anestro.


Próestro: Período em que a gata está com estímulo do hormônio estrógeno secretado por folículo maduro responsável pelo comportamento de estro,  que é como a atividade sexual; permite a monta mas, não a cópula. Período de 12 horas a 2 dias.

Estro: A gata apresenta-se receptiva ao macho aceitando a cópula. Nesse período a vulva fica discretamente emadeciada, com pouca secreção. A cópula desencadeia o arco reflexo hipotalâmico-vaginal-espinhal que libera o GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina); pelo hipotálamo que resulta na secreção de LH (hormônio luteinizante) pela hipófise responsável pela ovulação da gata. Período do estro de 5 a 7 dias.

Nos mamíferos domésticos a fecundação acontece nos oviductos e blastocistos migram até ao útero 4 a 5 dias após a cópula. A implantação ocorre aos 15 dias. Gestação dura 63 dias (intervalo de 61 – 69 dias) em condições controladas.

Diestro: Período seguinte a ovulação, quando as células da granulosa dos folículos ovarianos tornam-se corpo lúteo, onde inicia a produção do hormônio progesterona. Após ovulação, o corpo lúteo é desenvolvido na gata estando gestante ou não.

Interestro: Período que acontece entre estro e o período reprodutivo em gatas que não ovulam. Duração de 14 dias.

Anestro: Fase na qual a gata não apresenta atividade cíclica.

MÉTODOS DE DIAGNOSTICO

Confirma-se a gestação por palpação abdominal; ultrassonografia ou radiografia. Não há testes sanguíneos que confirme a gestação da gata.
A  palpação abdominal sente uma serie de engrossamento uterinos discretos, firme e esférico entre 17-25 dias de gestação. A ultrasson para detectar gestação cedo como 11-15 dias, podendo observar batimentos cardíacos a partir do dia 22-24. Mediante a radiografia observam-se os esqueletos desde dia 38-43 em diante.

ASPECTOS  ULTRASSONOGRÁFICOS DA GESTAÇÃO EM GATAS

-  Aspectos ultrassonográfico do útero, ampola e placenta.
O diagnóstico definitivo da gestação é feito por visualização da ampola gestacional aparece como uma pequena estrutura ancóica e circular no dia 10 da gestação. Essa estrutura aumenta de 6,9mm no dia 10 para 35,7mm no dia 30. A ampola atinge formato oval devido o alongamento da gestação.  A partir do dia 25, é possível distinguir a natureza zonária da placenta que ocupa a superfície inteira da ampola gestacional com exceção dos pólos.

- Aspecto ultrassonográfico do embrião e feto.
*Gestação inicial (dias 14 e 30): O embrião é identificado por volta do dia 14 como um espessamento da ampola gestacional. No dia 16 ele faz uma protrusão evidente para o interior da cavidade. No dia 17 da gestação, o embrião aparece separado da parede. No dia seguinte passa a ter uma forma de “C”, com os brotos da cabeça, tronco e membros torácicos tornando-se visíveis. Em seguida no dia 20, o embrião se move em direção ao centro da ampola gestacional. Dia 22, ele se situa próximo a parede oposta. Nessa posição, o desenvolvimento do embrião continua por volta do dia 26, adquirindo sua forma definitiva.

-  Aspecto ultrassonográfico da gestação média e final (dia 30).
A partir do dia 30 a visualização dos diferentes órgãos passa a ser possível.

MANEJO E NUTRICIONAL
Requerimentos nutricionais de gatas reprodutoras e gatos jovens em fase de crescimento são 2-4 vezes maiores que a de um gato adulto inativo. Hábitos alimentares especiais são importantes no  fornecimento desses nutrientes. A  nutrição adequada para a gata reprodutora influencia na sobrevivência dos filhotes, afetando na maturidade fisiológica e no peso ao nascimento, e na produção de leite da gata reprodutora.
Dietas comerciais de boa qualidade, completas e equilibradas que possui mais de 1700 calorias digestíveis por kg consumidos e pelo menos 30% de proteína digestível fornecem quantidade de nutrientes suficiente para sustentar a gata reprodutora. Dietas elaboradas são usadas para a fase de gestação e lactação.
Uma  vez parido a gata deve continuar coma mesma quantidade de alimento. Para reprodutoras mantém significativa produção de leite após remoção dos gatinhos, a congestão mamária e desconforto pode ser problema. A resolução desse problema pode acelerar com o controle da alimentação se e a condição corporal permitir. Além disso, os gatinhos iniciarem a ingerirem alimentos sólidos em 3-4 semanas de idade, diminuirá a demanda de leite no período de desmame.
A água é importante para a produção de leite na lactação. A necessidade de água pelas reprodutoras lactantes varia de acordo com as necessidades de manutenção, tipo de alimento (úmido ou seco) e a média de produção de leite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com