TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genetica molecular bovinos

Por:   •  16/4/2017  •  Seminário  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

     Genética Molecular utilizada                   no melhoramento animal

           

[pic 2]

Genética molecular e sua relação com o melhoramento animal:

     O gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucléicos que trazem consigo as informações genéticas de determinado organismo. Todos os mamíferos tem a mesma quantidade de DNA em seus genomas tanto na composição quanto aos genes estruturais, e este é o dogma central da genética.

    A genética é a ciência da herança; e esta explica como um caráter se desloca para um indivíduo através da sua descendência, permite contemplar os resultados dos cruzamentos e por isso é tão importante que os médicos veterinários tenham alguma noção do que é a genética, pois é graças a ela é que se pode escolher os cruzamentos mais interessantes e obter melhores resultados na produção. O melhoramento genético de animais foi baseado na seleção de indivíduos com fenótipo desejável como pais para a próxima geração.

         As ferramentas obtidas pela biologia molecular tem sido utilizada em vários campos da biologia e medicina . As descobertas nas áreas de métodos de análise do DNA, de equipamentos sofisticados de análise de grande quantidade de amostras, de ferramentas estatísticas e de informática propiciaram o surgimento da Genômica, ciência que trata do genoma completo dos diferentes organismos.

Vantagens do melhoramento Genético:

   Dentre as vantagens da genética molecular tem-se a seleção por marcadores genéticos, que tem sido utilizada para o aprimoramento da seleção direcional de animais domésticos. Sua utilização permite a identificação e a seleção de animais mais produtivos, mais eficientes e saudáveis, em idade precoce, e com maior acurácia quando integrada às metodologias tradicionais do melhoramento genético. O uso conjunto dessas ferramentas pode resultar em melhoria na eficiência e na intensidade da seleção dos rebanhos, obtendo-se maiores rendimento e qualidade dos produtos.

São diversas as  técnicas disponíveis para a detecção de polimorfismos genéticos que explicam a diversidade fenotípica nos animais. Do ponto de vista molecular, a variação genética denominada polimorfismo é o resultado de mudanças espontâneas no DNA genômico que podem ser mensuradas por meio de diferentes técnicas moleculares. Os genes candidatos são genes de sequência e de ação biológica conhecida, envolvidos com o desenvolvimento ou a fisiologia de determinada característica de interesse produtivo, onde as mutações espontâneas possam estar associadas à característica de interesse econômico.Tais conhecimentos são importantes pois farão parte do entendimento das diversas técnicas genéticas empregadas no melhoramento animal.

Aplicação na produção animal:

  • Bovinos:

Na necessidade cada vez maior da produção de alimentos devido à população mundial, diversas técnicas são aplicadas na agroindústria brasileira, que tem investido em programas de melhoramento genético, buscando aumentar a eficiência da produção e da qualidade de seus produtos.

Tradicionalmente se utiliza a seleção fenotípica nos bovinos, porém os marcadores são limitados pois dependem da idade e são influenciados pelo ambiente. Logo se tornou importante à seleção do  genótipo:

Marcadores moleculares- detectar variações genéticas no DNA, não são influenciados pelo ambiente, não possui efeito pleiotrópicos, utilizados em testes de paternidade e estimativa da distância genética entra animais, polimorfismo mapas genéticos utilizados na seleção assistida por marcadores identificação genes candidatos

Marcadores de DNA - identificar o potencial genético de um animal antes da expressão do seu fenótipo. Classificados em duas categorias:

  • marcadores baseados nas técnicas de hibridização: o polimorfismo é detectado por hibridização de uma sonda marcada com radioatividades ou compostos reação de  luminescência;
  • marcadores baseados em técnicas de PCR:  amplificação do DNA genômico utilizando primers únicos de sequência arbitrária.Os fragmentos gerados são então separados por eletroforese em gel de poliacrilamida;

Microssatélites: encontrados em regiões codificadas e não codificadas no genoma;

São varias as técnicas utilizadas, abordamos algumas destas.

  • Aves

A genética molecular é principalmente usada nas características difíceis de serem medidas e de elevado custo de avaliação, de baixa herdabilidade ou limitadas pelo sexo, visando uma seleção efetiva. Sendo a maioria das características de produção quantitativas.

Para que marcadores moleculares passem a ser aplicados em programas de melhoramento de aves visando benefícios para a produção e qualidade do produto estes primeiramente devem ser identificados e associados com características de interesse para a avicultura.

É feito uma varredura genômica que utiliza marcadores microssatélites distribuídos regularmente ao longo do genoma para identificar regiões cromossômicas que afetam características quantitativas, sendo complementados com o estudo de genes candidatos específicos que controlam as características de interesse.

Na avicultura existem vários tipos de marcadores morfológicos que tem sido utilizados com sucesso em empresas de genética, porém estão associados a características monogênicas e seguem uma segregação mendeliana. São determinadas por genes ligados ao sexo e utilizado para a sexagem das aves ao nascer.

Como resultados a abordagem de mapeamento de QTLs no genoma da galinha, foram mapeadas características de desempenho, carcaça, peso dos órgãos , metabolismo e deposição de gordura, também é bastante feita a interação entre QTL e sexo, alguns QTLs são importantes apenas para machos ou fêmeas ou em ambos.

  • Suínos:

No caso do melhoramento genético de suínos, o mercado pode ser classificado em produtor, processador e consumidor. Para o produtor, as características desejáveis são taxa de crescimento, eficiência alimentar e número de suínos comercializados por porca, por ano; para o mercado processador (frigoríficos ou empresas de alimentos), quantidade de carne na carcaça e qualidade da carne (no caso de embutidos, defumados, etc.); e para o mercado consumidor, qualidade da carne (in natura, processada, defumada, etc.). Prever qual será a exigência futura do mercado consumidor é, talvez, o mais difícil objetivo de um programa de melhoramento, visto que, no caso de suínos, o tempo necessário para que o melhoramento genético obtido no rebanho núcleo alcance o rebanho comercial (defasagem genética) é de, aproximadamente, seis a sete anos e, conseqüentemente, no mercado consumidor, de sete a oito anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (228.7 Kb)   docx (123.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com