TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Da Unidade básica De Todas As Formas De Vida Do Planeta Permite Vivenciarmos Uma Fase Explosiva De Conhecimentos Científicos Como células Tronco, Transgênicos, Geneterapia, Clones E Outros Fenômenos Ligados à Genética Molecular Para A Comp

Pesquisas Acadêmicas: O Estudo Da Unidade básica De Todas As Formas De Vida Do Planeta Permite Vivenciarmos Uma Fase Explosiva De Conhecimentos Científicos Como células Tronco, Transgênicos, Geneterapia, Clones E Outros Fenômenos Ligados à Genética Molecular Para A Comp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho vamos apresentar o seguinte tema clonagem, transgenicos e terapia genética buscando aprofundar o conhecimento atraves de pequisas teoricas. Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – microrganismo, vegetal ou animal.

Transgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contenham material genético de outros organismos.

Terapia genética, Também conhecida como geneterapia, ela fez sucesso na produção de animais transgênicos abriu perspectiva de correção de doenças genéticas, tal procedimento chamado de geneterapia. Teoricamente, seria possível substituir ou adicionar às células de uma pessoa doente uma copia correta do alelo alterado, causador da doença genética.

O estudo da unidade básica de todas as formas de vida do planeta permite vivenciarmos uma fase explosiva de conhecimentos científicos como células tronco, transgênicos, geneterapia, clones e outros fenômenos ligados à genética molecular para a compreensão dos fenômenos cancerígenos.

Por esses fatos, e outros mais, a biologia torna-se uma ferramenta importante para o mundo atual e não é mais possível enxergar um futuro para a humanidade sem os conhecimentos biotecnológicos.

Desenvolvimento

A era da manipulação genética[editar]

Iniciou-se então a era da manipulação de mensagens genéticas expressas em fragmentos de seqüências que compõem o código hereditário e os nucleotídeos.

A partir deste momento a engenharia genética passou a cortar ou modificar as moléculas de DNA, utilizando enzimas específicas. As ligases, enzimas que agem para unir a cadeia fragmentada começaram a ser descobertas e sintetizadas para manipulação genética.

A introdução do DNA nas células[editar]

A introdução de fragmentos de DNA contendo genes de interesse numa célula, só culminará na reprodução da mensagem genética de tal gene, se este estiver contido num vetor de clonagem apropriado. Tais vetores contém sequências de regulação importantes para que a maquinaria celular possa "ler" e "ler corretamente" a informação contida no gene. Os vetores que são responsáveis por este processo, podem ser plasmídios, vírus e outros, também manipulados geneticamente. Como os plasmídios são sequências circulares de DNA, que se reproduzem de forma autónoma e são elementos genéticos extracromossómicos, tornaram-se portanto, ideais para a transmissão de informação genética.

Clonagem natural[editar]

Clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Mas genericamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto, tais como os meios digitais ou de software.

A clonagem não é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares . A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gémeos univitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou patrimônio super genético.

Clonagem induzida[editar]

A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula o núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.

A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único patrimônio genético. A partir de duas célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original), que são os clones. Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo "doador", também denominado "original".

Clonagem terapêutica[editar]

A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem para fins reprodutivos mas que difere no fato da blástula (segundo estado de desenvolvimento do embrião) não ser introduzida no útero: esta é utilizada em laboratório para a produção de células estaminais a fim de produzir tecidos ou órgãos para transplante.

Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante. As Células embrionária/células-tronco embrionárias são particularmente importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito gene/genético (ex:neurônio/doenças neurológicas,diabetes, coração/problemas cardíacos, Acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e sangue/doenças sanguíneas etc… ).

As Células embrionárias/células-tronco adultas não possuem essa capacidade de transformarem-se em qualquer tecido. As células músculo/musculares vão originar células musculares, as células do fígado vão originar células do fígado, e assim por diante.

Transgênicos

A geração de transgênicos visa organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante. A manipulação genética combina características de um ou mais organismos de uma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com