TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO ACONDICIONAMENTO DAS MATRIZES

Por:   •  14/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

 REPRODUÇÃO
(setor feito em tanque escavado com borda de alvenaria)

 SEXAGEM
Identificar os machos e as fêmeas antes do manejo reprodutivo através de características exclusivas

IDADE E PESO
A tilápia possui uma maturidade sexual precoce,
e é função da idade e do tamanho, com um peso próximo a 400g.

ESTÁDIO DE MATURAÇÃO GONADAL
Identificar através da análise dos ovócitos se estão maduros e prontos à reprodução.
Tanto os machos quanto as fêmeas de tilápias estão prontos para se reproduzirem aos 8 meses de vida.

 IMPORTÂNCIA DO ACONDICIONAMENTO DAS MATRIZES
As matrizes podem ser adquiridas de pisciculturas licenciadas, o que garante a aquisição de um animal de qualidade. Ou por seleção de progênies de boas matrizes do seu próprio cardume.

MATRIZ
Cada matriz produz 2 ovos por grama de PV, então a quantidade de ovos por fêmea dependerá do tamanho e peso.

COLETA DE OVOS
A fêmea exerce o cuidado parental de ovos e larvas e nesse período praticamente não se alimenta, atrasando o desenvolvimento do ovário e a vitelogenese. Por isto as coletas mais frequentes interrompem o cuidado parental e antecipam o retorno ao processo reprodutivo (16 a 23 dias) e assim as coletas podem ser realizadas a cada 7 ou 8 dias. Intervalos menores resultam em grande quantidade de ovos jovens e não férteis com baixo índice de eclosão.

Existem fêmeas dominantes que desovam mais frequentemente e podem inibir a desova de outras fêmeas, a dominância parece não estar relacionada ao tamanho e pode ser quebrada com o estresse do manuseio e coletas mais frequentes.

TANQUE
O tanque das matrizes e dos reprodutores de deve ter cerca de 30m² e conter 40 animais, sendo 10 machos e 30 fêmeas (padrão 1/3).

ALIMENTAÇÃO
O manejo de ração ocorre apenas uma vez ao dia. As rações devem ser nutricionalmente completas com 40% de proteína na alimentação das matrizes e reprodutores.

MANEJO DE ÁGUA
A temperatura ideal da água deve ser entre 27º e 32º.
A tilápia-do-Nilo se reproduz normalmente em salinidades de até no máximo 15ppt e com o pH de 7,0 a  8,5.

Para manter esses níveis ideais é feita o manejo pelo menos uma vez por semana de manutenção de temperatura, medições de oxigenação e medições do PH

MANEJO
O macho polígamo escava um ninho no fundo do viveiro. Após um breve ritual de acasalamento, a fêmea desova no ninho e incuba os ovos na sua cavidade bucal, depois de fecundados externamente.

Então é feito a despesca com a rede para a retirada dos ovos da boca da fêmea e a identificação com leitor de microchip para se fazer balanceamentos gerais de cada fêmea, e então a devolução de cada uma para o tanque (esse processo é feito a cada 7 ou 8 dias). Os ovos são medidos, para obter a quantidade média de ovo por matriz e encaminhados para a cria onde irão eclodir.

Esse manejo deve ser feito por no mínimo três funcionários. Um para passar a rede e outro para colher os ovos da boca da fêmea e passar o leitor de microchip, e o terceiro para fazer a medição de ovos de cada matriz.  

BIBLIOGRAFIA

http://criapeixe.blogspot.com.br/2013/06/reproducao-de-tilapias-oreochromis.html 

http://www.gestaonocampo.com.br/biblioteca/criacao-de-tilapias/

http://cac-php.unioeste.br/eventos/engenhariapesca/eventos/I_Simposio_de_Engenharia_de_Pesca/MiniCursos/tilapia%20gaucho%20robie%20e%20camapanha%20simpesca.htm

http://www.panoramadaaquicultura.com.br/paginas/Revistas/98/AlimentacaodeTilapia.asp

ARMAZÉM

Um galpão de armazenagem de mercadorias é construído e equipado para facilitar a logística em relação à movimentação de cargas e produtos colocados em contentores ou empilhados em paletes. Esses espaços funcionam como uma espécie de entreposto, onde ficam estocados todos os tipos de mercadorias. Para controlar a saída, entrada e permanência por tempo determinado de produtos e cargas, as empresas precisam contar com um bom esquema de gestão de armazém e serviços de armazenagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com