TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intodução ao Estrabismo em Gato Siames

Por:   •  1/5/2017  •  Resenha  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo melhoramento genético.

Tudo que é vivo é passível de melhoramento genético (estatísticas aliado a genética de populações e genética quantitativa Melhoramento é importante visto que a demanda por alimentos de origem animal é crescente.

Países tropicais tem 65% do rebanho mundial mas 4 X menos carne e 10x menos leite devido ao baixo valor genético e deficiência nas condições ambientais. Melhoramento genético é aumentar a frequência de alelos e suas combinações desejáveis em uma população. Objetiva-se com o melhoramento selecionar o melhor material genético visando maximizar a produção nas condições ambientais existentes No Brasil o melhoramento está nas mãos dos criadores de elite.

O que dificulta aplicar o melhoramento no Brasil: baixa disponibilidade de forragens de boa qualidade, alta taxa de doenças infecciosas, parasitárias e nutricionais, condições precárias de transporte. Solução para o progressos genético no Brasil: Parceria com universidades\instituições de pesquisa, associações de raças. Melhoramento zootécnico – aumento de produção - = melhoramento genético ilimitado e permanente associado ao melhoramento ambiental (manejo, alimentação) limitado com custo benefício.

Maior produtividade se refere a produção por área, melhoramento zootécnico é maior produção com maior qualidade aliado a menor custo e tempo. 

. Bases do melhoramento genético: Força de origem genética (base do programa) e força de origem ambiental (tornar compatível a parte genética com a ambiental).

Raça: variedade de espécie que se distingue por peculiaridades e que essas vão ser transmitidas a prole. (característica que o identifique, associação de criadores).

Raças naturais: selvagens e domésticas e Artificiais: são aperfeiçoadas, melhoradas, produzem mais com rendimento maior. Fases do melhoramento no Brasil: Introdução das espécies domésticas, formação das raças naturais e formação das raças artificiais. 

Artificiais: seleção de raças já existentes, cruzamento, isolamento da nova forma – mutação -, mestiçagem. Tendência: Em bovinos: aumento da produção de carne por expansão de área, aumento do numero de matrizes de alto valor genético, intenso melhoramento no zebu com fins específicos – centro sul -. Suínos: necessita de melhoramento da carcaça, animais europeus bem adaptados, aumentar o número de estações de seleção. Aves: necessita criação de mais linhagens nacionais. Foco da atuação dos melhioristas em países emergentes: educar os criadores para incrementar programas de avaliação genética e aumentar o uso de animais geneticamente superiores. Futuro: seleção fenotípica, manutenção dos métodos tradicionais: seleção pelo valor fenotípico individual, seleção por parentesco, seleção familiar, seleção pela progênie.

Melhorar uma raça é necessário trabalhar com um grande número de animais, trabalhar com poucos animais, precisa trabalhar com material de baixa consanguinidade.

Cruzar: é entre raças ou espécies diferentes. Acasalar é entre raças\espécies iguais.

Seleção fenotípica: melhora algo que enxergamos. Seleção genotípica: é mais cara e difícil que a fenotípica pois os genes podem se manifestar ou não e também sofrem a influência do ambiente. Ex: Vaca holandesa que tem gene para produzir muito leite em ambiente ruim, o gene não se manifestará. Importante lembrar que todo programa de melhoramento genético seleciona animal para ambiente específico.

Seleção de animais por comportamento: Só da para selecionar aquilo que é herdável. Pais: Progenitor e filhos: progênie.

2

Biotecnologias: Utilização de organismos vivos a fim de fazer ou modificar produtos, melhorar plantas e animais ou desenvolver microrganismos para usos específicos.

  • Inseminação artificial: para que se faz\vantagens: diminuir relação macho-fêmea, melhoramento genético, controle de doenças, acasalamento de raças diferentes, disseminação de genes superiores de animais, padronização do rebanho pois utiliza o mesmo semem em muitas vacas. Desvantagens: gastos com mão de obra e equipamentos, acarreta maior perda de cios, necessita acompanhamento periódico por técnico especializadoo.

Transferência de embriões: implantar embriões de fêmeas doadoras em fêmeas receptoras. otimiza a obtenção de descendentes de animais de elevado mérito genético. Vantagens: uma vaca que geraria no máximo um bezerro por ano, no caso da monta natural ou inseminação artificial, tem a possibilidade de produzir anualmente, em média de 10 a 20 bezerros, sem que para isso tenha que passar por gestação e parto. Embriões normais, equipe capacitada, animais saudáveis e em época de ciclo adequado garantem 50% de eficácia nessa biotecnologia. Desvantagens: Trata-se de uma técnica relativamente cara e usada apenas em animais de elite.

Sexagem de semem: determinação do sexo do espermatozoide com eficácia de 85%. Através dessa técnica é possível escolher o sexo do bezerro antes mesmo da gestação ou da produção do embrião por qualquer técnica de reprodução Vantagens: melhor programação das populações, maior ganho na produção de carne e leite, poder de decisão do criador, melhor direcionamento dos testes de progênie. Desvantagem: mao de obra muito qualificada.

Fertilização in vitro: embriões produzidos fora do corpo da femea, eficácia de ate 40% alternativa para acelerar a produção de bovinos geneticamente superiores técnica responsável pela rápida progressão genética, principalmente em animais de produção.

Sexagem de embriões: disponibiliza embriões com sexo já determinado. Vantagem: produz machos e femeas de acordo com a necessidade da produção, Desvantagens: mas a técnica é cara e sujeita a erros.

Clonagem: quando o animal morre cedo e é um bom reprodutor.

Animais transgênicos: Tem DNA estranho em seu genoma – geralmente de outra espécie – mas integrado de forma estável onde se transmite a sua descendência de acordo com as leis da genética mendeliana. Vantagens: resistência a doenças, maior produção de lã, carne mais macia, nível de colesterol da carne, nível de lactose. Desvantagens a técnica ainda está em desenvolvimento, desconhecemos os efeitos sobre a saúde humana. Ex: Suínos que recebem hormônio de bovinos BGH do crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com